Em novo desdobramento da missão à Alemanha, Sistema Fecomércio apresenta cases de desenvolvimento de destinos turísticos

Programa DEL tem inspiração na gestão de municípios alemães e foi apresentado por coordenadores do projeto em SC e no RS

 A comitiva potiguar que viajou em missão para a Alemanha, em junho deste ano voltou a se reunir nesta quarta-feira (26) na sede da Fecomércio RN para tratar dos resultados e aplicações diante da troca de experiência na área de gestão de destinos turísticos realizada no país europeu.

O corpo técnico do Senac elaborou, juntamente com o consultor de longo prazo da Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier (EIC Trier), com Andreas Dohler, uma Matriz de Necessidades, tendo como base o Programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL), com diretrizes, ações previstas e seus responsáveis, e o período de implantação.

“Esse é o momento de dar os resultados da nossa missão. Trouxemos exemplos nacionais que deram certo, envolvendo os setores públicos e privados, numa soma de esforço em prol da nossa cidade e nossa economia”, acrescentou o diretor Regional do Senac Rio Grande do Norte, Fernando Virgilio.

O DEL foi lançado em 2012 pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina (FACISC), atendendo à demanda das associações filiadas e de diversas prefeituras catarinenses de promover um programa específico, especialmente para municípios de pequeno e médio porte.

O coordenador estadual do Programa DEL na FACISC, Osmar Vicentin, explicou a aplicação do DEL em Santa Catarina, com um planejamento unificado para os próximos 20 anos. “Saímos de ‘enxurgar o gelo’, de fazer só o básico, para ir para efetividade. Estudamos os cases de sucesso em Maringá, no Paraná, e Essen, na Alemanha, e trouxemos para a nossa realidade”, e completou, “o programa trata de um desenvolvimento sustentável, rentável, socialmente justo e culturalmente aceitável”.

Formado por um Conselho e Câmara Técnicas, o organograma do projeto une os setores atuantes, seja ele repartições públicas, iniciativa privada, técnicos do assunto, para trabalhar efetivamente em uma produção necessária, criando uma sinergia. “É um processo de união de forças, sendo este aberto, franco e de confiança”, ressaltou Osmar.

O Programa DEL já foi implementado com sucesso em mais de 15 cidades de Santa Catarina, como Balneário Camboriú, Fraiburgo, Penha, permitindo aos municípios participantes utilizar suas forças próprias e promover seu desenvolvimento económico, dependendo menos de políticas nacionais.

Outro case de sucesso apresentado no encontro foi o da cidade de Rolante, no Rio Grande do Sul. O processo de implantação é bem parecido com o que foi implantado em Santa Catarina, tendo como foco o fomento do turismo.

“Desenvolvemos e fortalecemos os roteiros turísticos, eventos e os produtos turísticos, integrando todos os eventos do nosso calendário. Mais de 150 pessoas envolvidas no DEL em Rolante e contamos com a parceria do Senac, Sebrae”, disse Evandro Lembi, secretário de Desenvolvimento de Rolante. Ele ainda comentou que os projetos para impulsionar o turismo da cidade podem surgir das escolas, com a criação de cooperativas dos alunos que podem apresentar ideias praticáveis e rentáveis.

“O Sistema Fecomércio RN é articulador da parceria entre o estado alemão da Renânia Palatinado e as prefeituras de Natal, Serra de São Bento, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso, além do Governo do Estado, que participaram da última missão. Representamos o setor de Turismo e queremos que ele cresça e de uma maneira mais independente, unindo forças”, afirmou o presidente do Sistema, Marcelo Queiroz, que reforçou a disponibilidade da entidade em seguir contribuindo com o desenvolvimento desta atividade tão importante para a nossa economia.

A reunião desta quarta-feira contou com a presença, além do presidente Marcelo Queiroz, e todos os demais membros da comitiva que participou da missão em junho, do prefeito de Tibau do Sul, Modesto Macedo.

A comitiva que esteve na Alemanha teve os seguintes integrantes: Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac; o diretor Regional do Senac RN, Fernando Virgílio; o secretário-adjunto de Turismo do RN, Manoel Gaspar Neto; a secretária de Turismo de Natal, Christiane Alecrim; o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Gosson; a subsecretária de Turismo e coordenador dos polos turísticos do RN, Solange Portela; a secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares; a secretária de Turismo de Tibau do Sul, Elizabeth Bauchwitz; o secretário de Turismo de Serra de São Bento, Clovis Magdiel Figueiredo; o presidente da Abav RN, Abdon Gosson; o presidente da ABIH RN, José Odécio Rodrigues; o vice-presidente do Natal Convention Bureau, George Costa; a presidente da Emprotur RN, Ana Maria Costa; o cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; o assessor da Diretoria Regional do Senac RN, Estácio Guimarães; e o assessor de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio RN, Luciano Kleiber.