EDUCADORES FÍSICOS SÃO HOMENAGEADOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Os profissionais da Educação Física foram homenageados na manhã desta sexta-feira (1) em sessão solene na Assembleia Legislativa. A solenidade, proposta pelo deputado Hermano Morais (PMDB) acontece em comemoração ao dia do profissional da Educação Física, celebrado hoje.

Durante seu discurso, o deputado Hermano Morais destacou a importância do profissional de Educação Física diante da sociedade que tem se caracterizado cada vez mais pelos comportamentos tipicamente sedentários que têm levado a doenças que afetam o homem contemporâneo.

“O acompanhamento de um profissional qualificado é fundamental para quem quer ter uma vida mais saudável. O exercício físico pode ter um impacto sobre o tabagismo, sobre a ingestão calórica inadequada, sobre o estresse exagerado, além de poder atuar sobre a dependência de álcool e de drogas psicoativas. Qualidade de vida! Eis, talvez, o sinônimo mais adequado”, pontuou Hermano Morais.

O parlamentar destacou ainda que o profissional de Educação Física tem contribuído substancialmente com uma nova realidade ainda em construção e ressalta as pesquisas recentes que revelam que a prática de exercícios físicos tem aumentado nos últimos 20 anos, o que evidencia benefícios reais e deixa claro o papel da atividade física regular em relação à saúde.

Hermano Morais falou ainda sobre a necessidade de tornar a atividade física mais presente na vida dos potiguares. “Precisamos, juntos, amenizar, reverter a fragilidade e o enfraquecimento das instituições esportivas. Ouso sugerir a realização de parceria entre o Conselho Estadual de Desporto e o Conselho Regional de Educação Física, cujos presidentes estão aqui presentes, os professores Roberto Luiz Menezes Cabral Fagundes e Francisco Borges de Araújo, respectivamente, para realização de um Fórum de Debates para que possamos avançar, de fato, nas ações que envolvem o tema. Aproveito para enaltecer agora e em público, o esforço, de cada um, em prol da valorização da Educação Física no nosso Estado”.

Diante da importância da prática da atividade física, o parlamentar disse ainda que é possível oferecer à população, academias ao ar livre com profissionais de Educação Física, uma vez que os equipamentos, por si só, não orientam.

Na ocasião foram homenageados os professores Antônio José de Sousa Sampaio Barros, Francisco de Oliveira Cabral Júnior, Laerte Medeiros de Araújo e Kátia Brandão Cavalcanti. A professora Kátia Brandão Cavalcanti falou em nome dos homenageados e destacou a importância do trabalho desempenhado pela categoria desejando o fortalecimento da atividade e dos profissionais para o futuro.

Presente na solenidade, o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado, Francisco Borges de Araújo, falou sobre os benefícios da atividade. “A sociedade está criando cada vez mais consciência da importância da atividade física regular para uma melhor qualidade de vida. É fundamental a presença do educador físico para que os resultados obtidos com a atividade física sejam os melhores possíveis”.

Dia do profissional de Educação Física

No dia 1º de Setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam a profissão. A celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

O Conselho Regional de Educação Física (CREF16/RN) conta com quase cinco mil profissionais registrados e aptos a exercer a profissão.