Fest Bossa & Jazz 2017 tem início nesta sexta-feira em Mossoró-RN

Primeiro dia tem Tributo a Emílio Santiago com Marcos Lessa e Alan Barboza e o angolano Nuno Mindelis na Estação Elizeu Ventania

É tempo de jazz na terra de Santa Luzia. A partir desta sexta-feira (22), a cidade de Mossoró recebe o Fest Bossa & Jazz 2017, um dos mais importantes eventos culturais do calendário anual do Estado. Com programação diversa e totalmente gratuita, o Festival acontece na Estação das Artes Elizeu Ventania até o sábado (23) com shows de grandes expoentes da música nacional e internacional.

Nesta sexta-feira (22), o aquecimento já começa na Praça de Convivência de Mossoró, às 19h, com o cortejo da Street Band (RN) que leva o público até o palco no Elizeu Ventania, onde às 20h, a Filarmônica Monsenhor Honório, de Macau, com seus 50 integrante sob a regência de Damião Senna abre, oficialmente, os shows da edição 2017 do Fest Bossa & Jazz.

Na sequência, às 21h30, Tributo a Emílio Santiago com Marcos Lessa e Alan Barboza. Na direção musical do show, o arranjador e pianista carioca, Fernando Merlino que tocou durante anos ao lado de Emílio Santiago, atualmente diretor musical da Leny Andrade. Completando o time de feras no Tributo, estão os potiguares Alex Magno (baixo), Anderson Lima (guitarra) e Gustavo Almeida (bateria).

E, para fechar a primeira noite com autenticidade, sobe ao palco, às 23h, o angolano Nuno Mindelis, eleito pela Revista Guitar Player o melhor guitarrista de Blues quando venceu o 30th Anniversary Guitar Player Competition. Nuno promete incendiar a plateia com seu expressivo e sempre criativo Blues. Após os shows no Elizeu Ventania, será realizada no Birra Nordestina, Jam Session, que reúne músicos e curiosos para apresentações cheias de irreverência e de improvisação.

Além de promover as já conhecidas e renomadas apresentações musicais, o Festival também assume, desde sempre, o lado da responsabilidade ambiental. O evento vai trabalhar com o lema “Consumo responsável e sustentável – Evento limpo”. Todas as bebidas serão servidas em EcoCopos, para evitar o acúmulo de latas, garrafas e copos descartáveis no ambiente. Outra novidade é a parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró – ASCAMARE, que ficará responsável pela coleta seletiva dentro do evento.

Outra preocupação do Festival é com a parte socioeducativa e é por isso que promove oficinas e workshops para a população. A oficina “Construção de Instrumentos com Materiais Recicláveis” é ministrada pelo músico e artesão Alexandre Ferro e a assistente Adriana Freitas. Acontece até amanhã, em duas sessões, 8h e 14h, na Escola de Artes de Mossoró.

E, para àqueles que buscam conhecimento e aprimoramento das técnicas musicais, na sexta e no sábado, às 14h, também na Escola de Artes, haverá Workshops. O primeiro de guitarra com o angolano Nuno Mindelis, considerado um dos melhores guitarristas de blues pela Downbeat. E o segundo, o Workshop de Arranjo com renomado arranjador e pianista Fernando Merlino. As vagas para oficinas e workshops são limitadas e podem ser realizadas na Escola de Artes ou pelo site: www.festbossajazz.com.br/participe/.

Fest Bossa & Jazz acontece desde 2010. É produzido pela Juçara Figueiredo Produções, parceria da Prefeitura Municipal de Mossoró, patrocínio Governo do Estado do Rio Grande do Norte, realização da SETUR e EMPROTUR por meio do Governo Cidadão, Grupo Banco Mundial. Em Mossoró conta com a promoção da TCM.