Projeto vai unir a cidade de Parnamirim com foco na prevenção às drogas

A Prefeitura de Parnamirim reuniu representantes de todos os seus órgãos e secretarias hoje (15) para apresentar o projeto Monte Castelo Saudável, que irá concentrar esforços na promoção da qualidade de vida para o bairro que dá nome ao projeto, com foco na prevenção às drogas.

“Este projeto intersetorial vai resultar em um acesso maior aos serviços públicos, enfrentando os grandes desafios urbanos, com foco na prevenção e combate às drogas, resultando na melhor qualidade de vida para a população, inicialmente, em Monte Castelo”, disse o prefeito Rosano Taveira.

De acordo com o Chefe do Gabinete Civil, Wolney França, a meta é que a experiência com este projeto piloto, leve à implementação do mesmo, posteriormente, nos demais bairros do município.

O projeto Monte Castelo saudável foi apresentado pelo médico Júnior Azevedo, Coordenador de Atenção à Saúde.

“É uma decisão do Prefeito Rosano Taveira melhorar os ambientes físicos e sociais, criando políticas públicas saudáveis para melhorar a qualidade de vida de Parnamirim, com efeitos práticos e obedecendo a prazos”, disse o médico Júnior Azevedo.

A reunião decidiu que técnicos da prefeitura irão apresentar soluções para as principais demandas sociais do bairro de Monte Castelo, com apoio dos gestores das escolas municipais naquele bairro e da Promotoria local.

De acordo com Júnior Azevedo, dentre outros motivos, o projeto vai começar por Monte Castelo, porque lá já existe o programa “Crack, é preciso vencer”, além dos Consultórios de Rua já atenderem aos moradores em situação de rua.

Para a Segurança Pública, que terá sua própria secretaria municipal em 2018, a meta é criar centrais de monitoramento, disponibilizar guardas municipais e ajudar a conscientizar sobre a participação das pessoas sobre como elas podem contribuir para a segurança no município.

O projeto Monte Castelo Saudável engloba o monitoramento das necessidades das famílias, relações sociais, emprego e renda, moradia, nutrição e alimentação, acesso à educação, saúde, transporte e segurança para o bairro.

Atualmente, o bairro de Monte Castelo tem uma população de 15 mil habitantes, número que chega a ser maior do que o da população de alguns municípios do RN. “Esse é mais um motivo que mostra a atenção que todos precisamos dar a esta área, transformando a sua realidade para melhor, com impacto positivo para todo o município”, encerra o Coordenador da Atenção à Saúde, Júnior Azevedo.