Ery Medeiros lança nova exposição amanhã

Mostra chamada Sonho da Nação aborda universo esportivo de forma surrealista, fundindo corpos humanos a animais

O artista plástico Ery Medeiros prepara sua nova exposição, a ser aberta nesta quinta-feira, 19, no Palácio da Cultura – Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, às 19h. Abordando os desafios do corpo dentro do universo esportivo, ele se permite pincelar um pouco de surrealismo. As faces dos atletas por vezes se confundem com as de animais que, no seu imaginário, representam a atividade que está sendo retratada.

Ao todo serão mais de 30 trabalhos, muitos em grande formato, nessa exposição individual que fica em cartaz durante 15 dias. “Estou trabalhando para fazer um grande evento e poder mostrar minha obra para outros potiguares que também apreciam a arte”, garante.

Entre os planos de Ery Medeiros está a confecção de um calendário com todas as obras expostas. Para conseguir financiar a publicação de forma independente, ele está tratando as obras da sua última exposição individual com valores diferenciados. Os trabalhos remanescentes estão à disposição na Galeria Toque de Mídias, no Natal Shopping. O espaço funciona de segunda a sábado, das 12h às 21 horas.

A curadora da exposição, a professora Socorro Evangelista, destaca que Ery transparece tendências expressionistas, entrelaçadas ao surrealismo, entre outas vertentes intelectuais, linguagens dos saberes, fluidos do ilusionismo.

“Suas pinceladas alla prima retratam a sua inquietação interior. Vivendo e redescobrindo saberes, Ery mostra o entusiasmo explosivo, fruto da sua sensibilidade como pintor, escultor, poeta das cores. Sua nova temática: “Sonho da Nação”, aflora para esta exposição no campo do esporte, remete aos caminhos das medalhas, espírito de competitividade, vencedor do “Fazer Melhor”, no que se refere a temática do Esporte”, assinala.

Sobre o artista

Ery é conhecido especialmente por suas esculturas de personalidades potiguares, mas o que poucos sabem é que a primeira descoberta do seu trabalho foi a pintura. Iniciou sua trajetória profissional em 1990, ao ingressar na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Depois de participações em salões de artes e outras coletivas e de uma exposição individual, realizou a mostra solo Felizcidade, na Aliança Francesa em Natal (2013), apresentada a seguir na Maison de l’Amerique Latine, em Rhône-Alpes, e na Aliança Française, em Lyon, França. Ery também já participou de mostras nos Estados Unidos.

O potiguar natural de Santa Cruz transita com desenvoltura entre a pintura e a escultura. Há várias peças de sua autoria em praças públicas e instituições da capital, tais como as de Nivaldo Monte, no Parque da Cidade, do presidente Kennedy, na praça de mesmo nome, de Dinarte Mariz, no Tribunal de Contas do Estado e na Reitoria da UFRN, e de Djalma Maranhão, na Câmara dos Vereadores.