Maracajaú Kite Fest contará com participação do bicampeão mundial de kitesurf

Brasileiro Carlos Mário Bebê tentará o bicampeonato nacional da modalidade 

O kitesurfista brasileiro Carlos Mário “Bebê”, atual bicampeão mundial, será um dos atletas que vão participar do Maracajaú Kite Fest. O evento sediará a última etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf 2017 e acontece no período de 12 a 15 de outubro, na Praia de Maracajaú, em Maxaranguape, distante 41 quilômetros de Natal (RN).

Essa será a primeira vez que “Bebê” velejará no litoral Norte potiguar, conhecido pelos ventos predominantes que favorecem o esporte aquático. “Além das brisas fortes, o mar é bastante agitado. Mas venho treinando há algum tempo para disputar a prova preparado para esses tipos de condições naturais”, diz.

De origem humilde, Carlos entrou para o kitesurf no início da adolescência por intermédio do seu tio, o também kitesurfista Carlos Alexandre Morais Monteiro, o “Goiaba”. Suas primeiras ondas foram na Praia de Cumbuco, em Barra do Cauípe (CE), sua cidade natal. Como seus pais não tinham condições para comprar os materiais esportivos para a prática do kite, o cearense pedia emprestado aos amigos.

Aos 19 anos, o jovem carrega na bagagem dois títulos mundiais, conquistados no Marrocos, em 2015, e em Nova Caledônia, na Oceania, em 2016. Atualmente, o atleta tenta o tricampeonato mundial e sonha em abrir uma escolinha para crianças carentes interessadas pelo esporte que o levou a ser reconhecido internacionalmente.

No Maracajaú Kite Fest, Bebê tentará arrematar o título de bicampeão do Brasileiro de 2017 na categoria Freestyle. “Darei o meu melhor e espero que os ventos de Maracajaú soprem ao meu favor”, afirma.

Sobre o Maracajaú Kite Fest 

O evento integra o calendário da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e espera reunir cerca de 100 kitesurfistas profissionais, entre homens e mulheres, que disputarão nas categorias Hydrofoil e Freestyle, onde serão distribuídos R$ 20 mil em dinheiro. O torneio também contará com a categoria Big air voltado para atletas amadores. Finais de semana em hotéis, passeios e roupas são algumas das premiações oferecidas aos principiantes. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas no site www.maracajaukitefest.com.br ou presencialmente na secretaria do evento até às 16h de 12 de outubro, quando acontece a abertura da competição.

O Kite Fest também contará com o curso gratuito de ‘Conserto e reparos de equipamentos’, que será ministrado pela Oficina Extreme ao longo do campeonato, incluindo a população dentro da atividade econômica que envolve o esporte.

A competição também contará com programação artístico-cultural diversificada com o Palco Cultural, promovido pela Prefeitura de Maxaranguape, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Já estão confirmadas as bandas Plutão Já Foi Planeta, Moby Dick, além de shows dos cantores Guga Playboy e Iggor Dantas. Também vão se apresentar grupos artístico-culturais da cidade, como River Dance, Swing Detona (Street Dance) e Maracaxé (Capoeira e Maculelê). A programação completa será divulgada em breve. “A ideia é atrair turistas e movimentar a economia local durante os dias de prova”, afirma o chefe do Legislativo municipal, Luíz Eduardo Bento da Silva.

O Maracajaú Kite Fest é uma realização da Prefeitura Municipal de Maxaranguape e G&H Produções e Marketing de Eventos Esportivos, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e conta com o apoio de Portal de Maracajaú, Corais de Maracajaú, Maracajaú Diver, Ma-Noa Park, Maracajaú Kite Center, Maracajaú Adventure, Parrachos Praia Clube, Aldeia Maracajaú, Pajé Culinária à Beira Mar, Restaurante Tereza Panza, Restaurante Ponto de Encontro, Maracajaú Bistrô, Pousada Ponta dos Anéis, Hotel Enseada Maracajaú, Acqua Coco, Suco Sumo Tropical,  Associação de KiteSurf e Surf do Rio Grande do Norte e Extreme Kitepoint Cunhaú.