PRIVATIZAÇÃO DA CHESF SERÁ DISCUTIDA EM AUDIÊNCIA NA ASSEMBLEIA

Os impactos da privatização da Chesf no Rio Grande do Norte e no Nordeste serão debatidos em audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (27), às 15h, através de proposição do deputado Fernando Mineiro (PT). Na oportunidade, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf no RN.

“O processo de privatização do sistema elétrico nacional em curso, caso não seja barrado, significará a maior entrega do nosso patrimônio nacional ao setor privado, com forte impacto na economia do país, gerando incontáveis prejuízos à sociedade brasileira”, argumenta Mineiro.

Mineiro alerta que a privatização da companhia, anunciada pelo Ministério de Minas e Energia, além do efeito do aumento do preço da conta de luz da população e dos impactos sociais, também compromete o projeto de transposição do São Francisco.

“A venda incide diretamente sobre o controle do uso das águas do Rio São Francisco, que é o gerador da energia distribuída pela Chesf, podendo inviabilizar, por exemplo, a conclusão das obras da transposição, que ainda estão em fase de andamento no Estado”, pondera Mineiro.

Participam do debate representantes da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Federação Regional de Urbanitários do Nordeste (FRUNE), Frente Parlamentar do Nordeste contra a Privatização da Chesf, Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Elétrico Brasileiro, entre outras entidades.