Over Colégio e Curso apresenta novidades para 2018

O diretor do Over Colégio e Curso, Carlos André Cavalcante, reuniu a imprensa na tarde dessa quarta-feira (17) para apresentar as novidades da escola para 2018. Os jornalistas foram recebidos no salão de eventos da Fogo & Chama Steak House, em Ponta Negra, onde assistiram uma apresentação e depois participaram de um almoço especial no restaurante.

As principais novidades do Over para 2018 são a volta de uma grande parceria com o Sistema de Ensino Ari de Sá, implantação do ensino bilíngue International School e a aplicação de uma disciplina de Educação Sócioemocional, através do projeto Laboratório Inteligência de Vida.

“Nossa escola sempre foi conhecida pelos seus resultados. O aluno mais novo aprovado na história do ITA (o vestibular mais difícil do Brasil) foi nosso. Em 2017 conquistamos a medalha de Ouro na Olimpíada de História na Unicamp e, há anos, lideramos a aprovação em Medicina na região. Desde a sua origem, nossa escola tem a missão de mostrar que bons alunos do ponto de vista técnico, também podem ser grandes cidadãos. A introdução do LIV e do International School vêm reforçar ainda mais essa nossa visão. Intensificar o trabalho socioemocional e também o aprendizado da língua inglesa visando a construção de um cidadão global é um dos nossos principais focos para o ano de 2018”, explica Carlos André.

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é um programa, composto por livros, atividades e séries audiovisuais de produção própria, que direciona os estudantes para uma maior compreensão sobre os problemas da vida e como controlá-los, sempre respeitando o próximo. O LIV tem como objetivo desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos.

“O LIV surgiu da ideia de que é preciso ensinar os alunos a lidarem com emoções, interagir com pessoas diferentes, trabalhar em equipe, ter iniciativa, entre outras características fundamentais não aprendidas em aulas convencionais”, explica Caio Lo Bianco, coordenador do LIV.  As aulas de LIV no Over acontecerão da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio. Durante suas atividades, serão trabalhados aspectos como colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança, além de autoconhecimento, autocontrole, relacionamento e empatia.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, pequenas histórias serão contadas para que as experiências vividas pelos personagens da narrativa sejam utilizadas para estimular debates sobre os sentimentos das crianças. Uma série exclusiva foi criada para discutir as emoções junto aos estudantes de Ensino Fundamental II e a youtuber Jout Jout Prazer gravou vídeos exclusivos – sobre temas como padrões de beleza, amizade, depressão e preconceitos – para os alunos do Ensino Médio.

Outra grande novidade para 2018 é a implantação do programa bilíngue da International School. A escola, que sempre se destacou por seu currículo diferenciado, com essa metodologia adotada proporcionará um ambiente de total imersão em Língua Inglesa para as crianças do nível II (Educação Infantil) ao 5º ano (Ensino Fundamental). Desta maneira, o aluno desenvolverá competências e habilidades em todo o seu potencial.

As aulas das demais disciplinas acontecem normalmente, em português. O programa bilíngue acrescenta carga horária e, todos os dias, os alunos têm uma aula a mais de alguma área do conhecimento (matemática, biologia, história, geografia, etc.) em inglês, de uma maneira contextualizada e dinâmica.

Em 2018 o Over volta a usar o Sistema Ari de Sá. Fundado em 2004, o SAS é uma plataforma de educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços de excelência para mais de 620 escolas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo soluções educacionais da Educação Infantil ao Pré-Universitário.

Com sede e centro de distribuição em Fortaleza (CE), o SAS também conta com um escritório em São Paulo (SP) e outros centros de distribuição em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São José (SC). Tendo o aluno como alvo de sua atuação, propicia o desenvolvimento das habilidades dos estudantes por meio de uma ampla gama de serviços e avançada tecnologia educacional, contribuindo com a sua formação e estimulando a autonomia e a construção do seu pensamento crítico e reflexivo.