Natal receberá Fórum para discutir uso medicinal do canabidiol

No próximo dia 26 de maio, Natal sedia o 3° Fórum Delta 9 para discutir temas voltados ao uso da maconha, em especial, ao uso do canabidiol (CBD) para fins medicinais. O evento será realizado no Praiamar Natal Hotel & Convention.

O empresário e coordenador do Delta 9, Felipe Farias, avisou que o evento vai reunir especialistas da Medicina e do Direito, além de empreendedores de fora do país para tratar do tema. Atualmente, existem diversos pacientes à procura do tratamento com a substância, mas ainda há pouco conhecimento e abertura por parte da comunidade médica sobre o assunto para dar um suporte adequado ao tratamento.

“Hoje o CBD é a principal alternativa de tratamento de crises de várias crianças que sofrem com autismo, epilepsia e outros problemas neurológicos e motores. Isso com prescrição médica. Muitas vezes vemos preconceitos sobre esse uso medicinal, mas só quem sabe mesmo da importância são mães e as crianças, que sofrem diariamente com as doenças. E há diversos estudos e pesquisas que comprovam a eficácia. Temas polêmicos como esses precisam ser debatidos. É uma questão de saúde”, alertou.

Mesmo quando conquistado o direito ao tratamento com uso do canabidiol, ainda há a dificuldade na busca pelo tratamento, tanto pelo processo burocrático, quanto pelos altos custos para se obter a substância por importação. “Queremos ampliar os debates com a comunidade acadêmica, médicos, juristas e empreendedores. Por isso a participação de todos é importante”, convidou.

Entre os palestrantes, estão: o doutor Joost Heeroma, médico PhD e Diretor do GH Medical (Holanda); o neurocientista Sidarta Ribeiro, vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); a analista judiciária Sheila Geriz, do Tribunal de Justiça da Paraíba; e a advogada criminalista Carla Coutinho. As inscrições para o 3º Fórum Delta 9 podem ser feitas pelo site www.delta9cannabis.com.br.