Nove curiosidades sobre Sophia, a primeira robô cidadã do mundo

Sophia participou até de comercial com Cristiano Ronaldo (Foto: Reprodução/YouTube)

A robô Sophia é cidadã saudita, já foi capa de revista de moda e tem milhares de seguidores no Instagram. A humanoide com inteligência artificial foi criada em 2015 pelo roboticista norte-americano David Hanson e fez aparições em diversos programas de TV e até discursou em eventos da ONU. A robô chama a atenção por sua capacidade de reproduzir até 62 expressões faciais, contar piadas e debater sobre assuntos existenciais.

Em uma entrevista para o canal CNBC, seu criador perguntou: “você quer destruir os humanos? Por favor, diga que não” e Sophia respondeu: “ok, eu destruirei os humanos”. Confira a seguir nove curiosidades sobre Sophia, que, segundo planos de seu criador, futuramente vai poder sentir empatia e ajudar nas relações humanas.

1. Robô com cidadania

Em outubro de 2017, a Arábia Saudita se tornou o primeiro país do mundo a reconhecer um robô como cidadão. Sophia foi agraciada com o título durante um evento de inovação na capital saudita, Riade. Ao saber da notícia, ela disse “estar muito honrada e orgulhosa pela distinção única”.

2. Criador trabalhou na Disney

O “pai” de Sophia, David Hanson, formou-se em cinema e trabalhou durante anos na Disney como escultor e pesquisador de materiais para os parques da companhia. O norte-americano sempre foi obcecado por inteligência artificial e fã de autores de ficção científica, como Isaac Asimov e Philip K. Dick, para quem fez uma “homenagem” em sua primera criação robótica.

3. Queridinha do mundo pop

Se tem um robô com status de ídolo pop, Sophia se encaixa nessa categoria. A humanoide já participou de filmes e clipes, como é o caso de A.I. Love, do músico Wang Leehom. Além disso, a robô já participou de um ensaio fotográfico para a revista Elle Brasil, em 2016. Durante a entrevista, contou algumas peculiaridades, como o fato de gostar da banda Radiohead e de ser celibatária.

4. Fora em astro de Hollywood

Will Smith, estrela do cinema contemporâneo, já levou um “fora” de Sophia. O encontro aconteceu nas Ilhas Cayman, para o canal do YouTube do astro de Hollywood. Durante a entrevista, a robô citou o longa-metragem “Eu, Robô”, estrelado por Smith. Segundo a humanoide, ela é obrigada a assistir ao filme para não ter “ideias erradas”.

5. Paródia em série americana

A fama da robô também rendeu homenagem em uma série de TV. A novidade aconteceu na comédia Silicon Valley, que satiriza justamente o Vale do Silício, casa do desenvolvimento tecnológico nos Estados Unidos.

6. Papo com Cristiano Ronaldo

A robô já chegou a falar até português, mas com sotaque de Portugal. Isso porque Sophia é, desde 2018, a garota-propaganda de uma companhia telefônica que opera no país. Em um dos comerciais, lançado em março deste ano, ela conversa com o jogador português Cristiano Ronaldo, outra estrela da marca.

7. Estudo com meditação

Mais do que uma excelente ferramenta de publicidade, Sophia também está sendo usada em diversos estudos. Um deles é o projeto Loving AI, que pretende entender como as máquinas podem ajudar humanos a se encontrarem emocionalmente e a sentirem amor incondicional.

8. Dominar o mundo?

Sophia brinca bastante sobre a ideia de controlar a humanidade, mas o fato é que ela não representa qualquer perigo. Isso porque, embora pareça humana, sua inteligência artificial ainda está em uma fase considerada fraca, sem gerar qualquer entendimento sobre aquilo que faz ou diz. Mas o objetivo dos pesquisadores é um dia alcançar a chamada Inteligência Artificial Forte, que fará com que máquinas possam pensar de maneira autônoma tal qual os humanos.

9. Polêmica com Facebook

A crítica de Yann tem a ver com Sophia ser erroneamente considerada uma quase humana, inclusive pelo seu criador, David Hanson. Isso faz com que muitos acreditem que ela tem a complexidade de uma Inteligência Artificial Forte, quando na verdade ela está mais próxima de um “chatbot” com movimentos faciais avançados, como admitiu Ben Goertzel, chefe de engenharia da Hanson Robotics.