Setembro Cidadão é tema de evento sobre educação e leitura promovido pelo Proler, Probec e Secretaria de Educação

Crédito das Fotos: Márlio Forte. 

Tiveram início hoje as atividades relacionadas ao Setembro Cidadão no âmbito da educação e leitura, um dos principais pilares da cidadania. Nesta quarta (29), foi realizado o quinto módulo do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) com o tema “Setembro Cidadão – Educação e Leitura: o papel da biblioteca na formação para a Cidadania”, resultado de uma parceria do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC) com o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação.

A programação contou com as palestras “O programa brasileiro de educação e cidadania: por uma escola cidadã”, ministrada pelo juiz Jarbas Bezerra, e “Leitura e cidadania”, proferida pela professora Salizete Freire. “A parceria entre a SEEC e o Probec se renova neste ano para realizamos a discussão cada vez mais ampla da cidadania com educadores em todo o Rio Grande do Norte”, pontuou Jarbas Bezerra, fundador do Probec e idealizador do Setembro Cidadão.

O evento aconteceu no Auditório Angélica Moura, localizado no térreo da Secretaria de Educação e contou com a presença de educadores, regentes de bibliotecas, mediadores de leitura e técnicos da secretaria

A abertura foi marcada pela apresentação da Fanfarra com os alunos da Escola Estadual Judith Bezerra, seguida da contação de história com a poetisa Dorinha Timóteo, professora da Escola Estadual Josino Macêdo. “O Setembro Cidadão já faz parte do calendário das escolas da rede estadual por ser um momento onde podemos discutir a importância das práticas cidadãs no cotidiano da escola, permitindo que os alunos levem os valores de cidadania discutidos para a sua própria vida”, disse o Coordenador da Comissão do Setembro de Cidadão, João Maria Mendonça.

Crédito das Fotos: Márlio Forte. 

Setembro Cidadão

Por meio da Lei Complementar 494/2013, o mês de setembro como o mês da educação cidadã no Rio Grande do Norte, denominado esse período de Setembro Cidadão. Ao longo desse período a secretaria, em parceria com o PROBEC, promoverá ações cidadãs, como apresentações culturais e palestras sobre educação.

Um dos pontos altos da programação será o desfile cívico de 7 de setembro, a ser realizado na Praça Cívica, com a participação de 10 escolas da rede estadual.  Atuam também como parceiros do programa as Secretaria de Estado da Tributação (SET), da Assistência Social (Sethas), do Turismo (Seturn), da Administração e Recursos Humanos (Searh); Datanorte, Instituto das Águas (Igarn), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (Fanec), Universidade Potiguar (UnP), UNI –RN, Polícia Civil, Cruz Vermelha, Senac, Corpo de Bombeiros, Marinha e Exército Brasileiro.

Crédito das Fotos: Márlio Forte. 

Crédito das Fotos: Márlio Forte.