Sethas-RN realiza capacitação do Programa Criança Feliz para 138 municípios

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), capacitará entre os dias 27 a 31 de agosto na Escola de Governo, supervisores de 138 municípios que aderiram ao Programa Criança Feliz.

No Estado do Rio Grande do Norte, dos 167 municípios, 138 aderiram ao Programa. Somente Natal não fez a adesão entre os municípios habilitados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS).  Cerca de 16.490 mil crianças e 2.671 mil gestantes estão sendo atendidas até o momento, a meta atual é assessorar e monitorar para que os 138 municípios executem o programa, pois atualmente 127 iniciaram as visitas.

PROGRAME-SE:

CAPACITAÇÕES PROGRAMA CRIANÇA FELIZ 2018

Agosto:

Capacitação do Guia de Visita PCF – 27 a 31 (Escola de Governo)

Horário: 8h às 17h

Setembro:

Oficina Estadual do Programa Criança Feliz – 11 e 12 (Escola de Governo)

Horário: 8 às 17h

Capacitação do Método CDC – 24 a 28 (Escola de Governo)

Horário: 8 às 17h

O tema dessa da capacitação é “Guia de Visitas Domiciliar” que tem o objetivo de auxiliar os supervisores municipais a iniciarem o programa em seus municípios e repassarem o conteúdo para os visitadores, que são os responsáveis por acompanhar as famílias. Serão abordados assuntos como: a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, marcos direitos da criança, legislações do programa criança feliz, a intersetorialidade no programa criança feliz – importância do trabalho Intersetorial, orientações para começar o trabalho no território – conceitos de família e o trabalho social com famílias, a visita domiciliar – a realização das visitas para gestantes, crianças de 0 a 3 anos, BPC e o atendimento às crianças afastada do convívio familiar, dentre outros.

O programa Criança Feliz, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), por meio da Sethas e dos municípios, tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.