Alemanha suspende dois policiais por saudação nazista

BERLIM (Reuters) – A polícia do estado da Bavaria, no sul da Alemanha, está investigando dois policiais por realizar a saudação ilegal de Hitler.

A constituição alemã tornou crime a exibição de símbolos nazistas e o incidente provavelmente vai alimentar um caloroso debate sobre racismo e a subida da extrema direita após um fluxo recorde de migrantes, em sua maioria muçulmanos, há três anos.

A polícia disse em um comunicado no sábado que dois policiais gritaram frases contra imigrantes e fizeram a saudação em um pub na cidade de Rosenheim, na quinta-feira. A polícia baseou sua informação em uma testemunha que estava no mesmo local que os dois policiais.

Um terceiro homem, descrito como guarda de segurança no comunicado da polícia, também participou e fez a saudação. Os policiais foram suspensos.

Políticos alemães têm pedido por ação para combater o aumento na hostilidade contra estrangeiros depois que um grupo de skinheads entrou em confronto com a polícia numa cidade do leste onde um homem morreu esfaqueado e dois imigrantes foram identificados como os principais suspeitos.

Skinheads elevaram seus braços em uma saudação nazista, perseguiram pessoas que aparentavam ser de fora e brigaram com a polícia em Chemnitz depois que a polícia identificou os suspeitos como um sírio e um iraquiano.

O vazamento da ordem de prisão de um dos dois suspeitos do estaqueamento para o grupo anti-muçulmano PEGIDA trouxe mais preocupações de que alguns funcionários do Judiciário na Saxônia, onde se localiza Chemnitz, são simpáticos à extrema direita.

“Nós não vamos permitir que a extrema direita se infiltre em nossa sociedade”, disse a ministra da Justiça, Katarina Barley, ao jornal Bild am Sonntag neste domingo, pedindo que autoridades na Saxônia investiguem os grupos de extrema direita.

A política de imigração liberal da chanceler Angela Merkel permanece profundamente controversa em um país que recebeu mais de 1,6 milhão de pessoas nos últimos quatro anos.