Blitz educativa conscientiza motoristas e pedestres por um trânsito mais seguro

Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) realizou, na manhã desta quarta-feira (19) uma blitz educativa com foco na conscientização para um trânsito mais seguro. A ação foi realizada no Centro, em dois pontos, em frente ao Parnamirim Shopping e na Praça Paz de Deus.

Para o secretário Marcondes Pinheiro o trabalho por um trânsito mais seguro não se faz apenas com ações de repressão, mas também conscientizando todos aqueles que utilizam a malha viária, seja ele pedestre, ciclista, motociclista ou motorista de automóveis.

“Todos nós estamos envolvidos e temos que fazer a nossa parte. Unidos, com certeza, cumpriremos o que diz o Código de Trânsito e teremos mais fluidez e com menos acidentes”, destacou o titular da Sesdem.

O secretário adjunto de trânsito, Joselito Xavier ressaltou o trabalho que a Sesdem vem desenvolvendo ao longo da Semana Nacional de trânsito com programação variada.

Além de campanhas educativas, a secretaria está preparando ainda para esta quinta-feira (20) a emissão de carteiras de estacionamento para idosos, curso de pilotagem, no sabado (22), culminando com o passeio ciclístico programado para este domingo (23), a partir das 7h30, com concentração no Parque Aluízio Alves, na Cohabinal.

“Convidamos todas as famílias parnamirinenses para se fazerem presentes nesta ação tão importante para a conscientização dos nossos condutores de veículos”, convidou.

Representação

A blitz educativa desta quarta-feira contou ainda com o apoio de grupos e representações, entre eles: o Grupo de Idosos Alvorada Nova, do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e da Federação dos Transportes.

Para Fátima Chaves, coordenadora do grupo de idosos, cada momento desse é importante não só para os idosos que buscam mais respeito no trânsito, mas também para toda a população. “Essa interação motorista/pedestre traz mais dignidade para todos os cidadãos que buscam diariamente mais respeito e a valorização dos seus direitos”, destacou a coordenadora.

Euclimar Nobre, assessora técnica do Centro de Controle Social do município, que engloba o Conselho das Pessoas com deficiência defende a valorização dos direitos dessa parcela da sociedade. “É preciso conscientizar os motoristas dos transportes públicos para que respeitem os direitos dessas pessoas que diariamente enfrentam dificuldades para exercerem o simples direito de ir e vir“, disse.

Nas ruas a população aprovou a ação. Para Sebastião Cândido, de 41 anos, que trabalha como autônomo são trabalhos como esse que levam mais informação para a população que fazem a diferença. “O trânsito é assunto sério e precisamos estar atentos”, comentou.