Natal é um dos destaques em evento internacional sobre arboviroses

O trabalho desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Natal de combater e monitorar as arboviroses é um dos destaques das reuniões técnicas que estão sendo realizadas em Recife/PE pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) até a próxima quinta-feira (6).

Durante o encontro, que visa discutir ações a serem desenvolvidas para combater doenças como dengue, zika e chikungunya, a capital potiguar é, ao lado de Belo Horizonte, a única cidade a participar das discussões. O motivo é o trabalho promovido pelo CCZ com o Vigiadengue.

O projeto funciona como um sistema de monitoramento com base na vigilância epidemiológica e entomológica das arboviroses (doenças transmitidas por meio de vetores). O principal diferencial é o monitoramento contínuo que consegue identificar as áreas de maior risco para ocorrência de surtos e epidemias, além de estabelecer categorias de intervenção ou estágio de resposta para cada nível.

“O Vigiadengue é um dos projetos que irão servir como discussão para que na elaboração do protocolo para implementação dos estudos pilotos da estrategia de cenários operacionais”, destacou Alessandre Medeiros, chefe do CCZ Natal.