Governo ainda não tem data para pagamentos da folha de outubro e 13º

Os servidores públicos do Estado ainda não têm notícias sobre o calendário de pagamento da folha salarial referente ao mês de outubro. Também não há informações sobre a quitação do 13º salário atrasado desde o mês de dezembro de 2017 para quem recebe a partir de R$ 4 mil. No momento, a única expectativa, conforme declaração da assessoria de imprensa do Governo do Rio Grande do Norte, é a de que o Executivo deve se pronunciar sobre o assunto nesta terça (30) ou quarta-feira (31). Questionada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE se o calendário completo seria divulgado, inclusive a projeção para pagamento do 13º salário de 2018, a assessoria não soube responder.

Pagamentos dos salários do mês de outubro e da primeira parcela do 13º ainda estão indefinidos

Pagamentos dos salários do mês de outubro e da primeira parcela do 13º ainda estão indefinidos

“Tudo indica que teremos novidades amanhã (hoje) ou até a quarta-feira sobre o pagamento dos salários de outubro”, adiantou a assessoria de imprensa do Governo Estadual sem dar certeza de que, de fato, o calendário para pagamento do funcionalismo será anunciado nos próximos dias.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (Sinsp-RN), Janeayre Souto, foi enfática ao comentar sobre a falta de informações sobre a folha salarial de outubro: “Nada ainda, nem para fazer um chá. Estamos indo atrás para saber”.

Amanhã haverá novas reuniões do Fórum Estadual de Servidores do RN, que reúnem representantes de diversos Sindicatos e Associações, para discutir o tema. “O Fórum está chamando uma reunião das entidades para definir quais as providências serão tomadas caso não tenhamos nenhuma informação até quarta-feira (31). Vamos pressionar o Gabinete Civil para que haja um posicionamento, inclusive para saber do 13º salário de 2018, cuja primeira parcela deve ser paga agora em novembro”, disse Santino Arruda, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN).

Santino destacou que “uma greve no fim do ano não é boa, ainda mais em período de transição, mas uma paralisação não está descartada”.

O sindicalista contou que uma comitiva do Sinai-RN esteve na Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças (Seplan), e que “infelizmente não há garantia de nada, nem sobre o 13º de 2017, embora esteja circulando que o pagamento do salário de outubro saia até o dia 10 de novembro”.

Servidores da segurança
A TRIBUNA DO NORTE teve acesso à nota interna emitida ontem pelo Sinpol-RN (Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN) aos policiais civis. O texto diz que quanto ao 13º salário de 2017 “continua a mesma situação: o Governo alega que não há dinheiro para pagar, e que ainda existe a remota possibilidade de adiantamento dos royalties do petróleo” para quitação do benefício.

Nilton Arruda, presidente do Sinpol-RN, informou que o “Governo do RN deverá continuar efetuando o pagamento dos salários do mês corrente até o dia 10 do mês seguinte. Nesse passo, a folha salarial de dezembro de 2018 já ficará sob responsabilidade da próxima gestão”.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar do RN também foi consultada, e confirmou não haver nenhuma informação sobre o assunto “folha salarial de outubro, 13º de 2018 e pendências do 13º salário de 2017”.