Mercado turístico paraguaio é novo foco estratégico do RN

O Paraguai foi a economia que mais cresceu ano passado na América do Sul, aumentando a busca por viagens e, sobretudo, os destinos de sol e praia. Diante desse quadro, o Nordeste brasileiro tem destacado e o Rio Grande do Norte tem buscado atrair essa demanda.

Na última semana, entre sexta-feira (12) e domingo (14), o Governo do Estado esteve presente – a exemplo dos últimos anos – na 15ªedição da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar), que conta também com participação de outros países da América do Sul.

“Estatísticas atestam essa nova procura de paraguaios pelo Rio Grande do Norte. As praias nordestinas são atrativos para eles, e devido nosso investimento em divulgação no Paraguai, temos atraído cada vez mais esses turistas para nosso Estado”, ressaltou o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

Durante a Fitpar, a comitiva potiguar participou de rodada de negócios com capacitação de operadores de turismo e agências de viagem, além de ações comerciais e distribuição de material promocional para o público final (o turista, propriamente dito). A participação do RN contou com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN).

A Feira aconteceu no Centro de Convenções Mariscal Lopez, na capital Assunção, e reuniu mais de 400 expositores de diversos países. Além do governo potiguar, participaram outros nove estados brasileiros. Hoje, o Paraguai já é o quarto maior emissor turístico para o Brasil e a tendência é de crescimento, segundo dados da Embratur.