Por que nos sentimos mal ao desfazer amizades nas redes sociais?

Amizades nas redes sociais: sabemos que é difícil clicar no botão "desfazer"

Amizades nas redes sociais: sabemos que é difícil clicar no botão “desfazer”

A não ser que você seja um monge vivendo nos montes, você provavelmente terminou a amizade online com alguém nessas eleições polarizadas ou conhece uma pessoa que excluiu conexões em redes sociais. E se você não é uma pessoa totalmente insensível, talvez tenha sentido uma espécie de “culpa” –ou no mínimo pensou duas vezes ao fazer isso.

Afinal, por que nos sentimos assim?

Apesar desses sentimentos virem à tona nesses momentos em que cada um passa a conhecer mais o que outras pessoas pensam, ele é comum em qualquer época e afeta a todos no mundo: cancelar amizades ou parar de seguir os outros em redes sociais é algo difícil mesmo. E está muito mais presente em nosso psicológico do que imaginamos.

O sentimento mais natural ao excluirmos alguém é o de “culpa”. É como se você fosse o responsável pela quebra de um vínculo ou algum contrato social. O site norte-americano Mashable, inclusive, procurou alguns especialistas para tentar racionalizar esse sentimento humano.

A culpa parece ocorrer quando as pessoas parecem violar algum tipo de padrão e pensam que esse comportamento é controlável

Michael Andreychik, professor associado de psicologia da Universidade Fairfield ao Mashable

Andreychik lembra que humanos são excelentes ao justificar comportamentos para evitar a culpa, mas isso não ocorre tão facilmente com conexões, mesmo nas redes sociais. Ainda é desconfortável sentir que quebramos um “padrão implícito” de amizade, até quando não mantemos contato com a pessoa por anos.

“Como a outra pessoa vai reagir?”

Há ainda uma questão crucial que permeia o pensamento de quem vai se desconectar de alguém em uma rede social: como essa outra pessoa vai reagir?

Jaclyn Moloney, professora assistente de psicologia da Universidade de William & Mary e cujas pesquisas lidam com vergonha e culpa em relacionamentos, aponta que tememos que nossas conexões percebam que desfizemos a amizade.

A maioria das pessoas gosta de ter uma imagem positiva de si e acho que isso se aplica à presença nas redes sociais. Parece que você está rejeitando uma pessoa se você parar de segui-la

Esse sentimento fica ainda pior quando a amizade online envolve uma pessoa com quem convivemos na vida real. É nesse momento que muitas pessoas se colocam no lugar do outro: normalmente não gostamos de saber que alguém cortou a amizade, rola um sentimento de rejeição.

Com estranhos, você já se sente mal por cortar um laço social, mesmo que seja arbitrário. Mas quando é alguém que você conhece, acho que o medo de parecer ser uma má pessoa por deixar de seguir é maior

Jaclyn Moloney

É hora de se livrar desse medo

Você precisa se libertar. É normal sentir confusão e insegurança ao deletar alguém de uma rede social, mas é mais saudável não ter esse estresse toda vez que sentir vontade de romper uma amizade. Os especialistas deram algumas dicas importantes.

1. Tudo bem colocar você em primeiro lugar

Uma dica dada pelos psicólogos é que podemos avaliar nossos relacionamentos online nos termos dos valores deles para nós e dos efeitos deles em nós. Se o conteúdo que alguém está compartilhando não está gerando efeitos positivos em você, então pode ser hora de reavaliar essa conexão.

Para Andreychik é normal cortar conexões, tanto tóxicas quanto as que simplesmente enfraquecem naturalmente se elas não se encaixam mais em nossas vidas. Na opinião dele, isso abre espaço para nós priorizarmos relacionamentos que importam para nós no atual momento.

Já Evelyn Bilias Lolis, professora assistente de educação especial e psicóloga escolar da Universidade Fairfield, aponta que pode ser saudável fazer uma escala de 0 a 10 para determinar como a perda de uma conexão específica em uma rede social vai fazer a gente se sentir.

2. As normas estão mudando

Com os escândalos recentes de violação de dados em redes sociais como o Facebook, a relação do mundo com esses sites está mudando. E, da mesma maneira, as “normais sociais” de amizades online também estão, como afirma Moloney.

Há uma década, era normal se conectar com conhecidos ou com pessoas que tínhamos perdido conexão há tempos. Agora, não mais.

“As pessoas estão protegendo um pouco mais a privacidade. Acho que não deveriam se sentir mal em limitar o círculo online. Elas se sentem ainda, mas sinto que está mudando um pouco”, explica Moloney.

3. A outra pessoa pode não se importar

Considere uma hipótese: a pessoa que você quer excluir pode simplesmente não se importar com o fim da amizade online. Para isso, Moloney cita o “efeito holofote”, termo para nossa tendência de achar que outros estão observando atentamente tudo o que fazemos.

“Achamos que todos vão perceber nossos comportamentos ou sentimentos, mas realmente muitas vezes nós estamos fazendo coisas e as pessoas simplesmente nem percebem.”

Nós pensamos que alguém vai perceber que paramos de seguir, mas na verdade eles provavelmente não têm ideia ou talvez nem se interessem

4. Você consegue

Desfazer amizades online pode ser trabalhoso e nos levar a reflexões, mas é um passo necessário para um futuro mais saudável para cada um, segundo especialistas.

De acordo com Lolis, a vida adulta requer amadurecimento para as pessoas lidarem com coisas que achem desconfortáveis. É como aquele momento antes de você tirar um band-aid: pode rolar uma dor momentânea, mas é para o seu bem.