Sebrae debate negócios e tecnologia

O papel da tecnologia nos negócios e a importância de uma marca se fazer presente no mundo digital de maneira relevante, estão entre os novos desafios enfrentados por empresas de pequeno, médio e grande portes interessadas em buscar um lugar ao sol e/ou garantir a própria sobrevivência no mercado. Não há mais fronteiras para quem deseja empreender dentro do atual contexto de conectividade ao alcance dos dedos. É nesse rumo que segue o evento “Nordeste Digital Expo”, promovido pelo Sebrae-RN desde ontem no Centro de Convenções de Natal.

Expectativa é que o evento, que acontece no Centro de Convenções, atraia cerca de 850 pessoas

Expectativa é que o evento, que acontece no Centro de Convenções, atraia cerca de 850 pessoas

 

A iniciativa, que celebra os 45 anos de criação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Brasil, encerra sua programação nesta terça-feira (23) com palestras dos empresários Fábio Duarte (criador do aplicativo FitDance) e Tallis Gomes (fundador da Easy Táxi).

“O mundo está mudando rapidamente, e quem não estiver sintonizado com as novidades da tecnologia e das redes digitais vai ficar pelo caminho”, resumiu José Ferreira de Melo Neto, diretor-presidente do Sebrae-RN. A expectativa é que o evento atraia a atenção de cerca de 850 pessoas, entre empresários, “gente querendo empreender, estudante interessado no assunto e muitos professores da área. Não teríamos uma forma melhor para comemorar os 45 do Sebrae”, assegurou Zeca Melo, que chamou atenção para pontos a serem abordados como inovação, criatividade, empreendedorismo e negócios digitais.

“O mundo inteiro está passando pela transformação digital e nós aqui no RN não poderíamos ficar de fora dessa nova ordem, que eu considero irreversível. Nosso objetivo é apresentar ferramentas e soluções digitais aos empresários potiguares”, acrescentou o gestor.

Além das atrações principais, o público também tem acesso a uma série de palestras ministradas por nomes de referência nacional e regional dentro de sua área de atuação. Em pauta estão assuntos como marketing digital; redes sociais; relacionamento com o cliente; comportamento do consumidor digital; startups; influenciadores digitais; automação comercial; gestão empresarial digital; empreendedorismo digital; e internet das coisas.

Para o diretor-presidente do Sebrae-RN, a instituição tem um papel transformador “no ecossistema dos pequenos negócios e tem o dever de contribuir com os empresários para que se conectem através das tecnologias disponíveis”.

“Pegada da motivação”
Na segunda (22), primeiro dia do “Nordeste Digital Expo”, passaram pelo Centro de Convenções o jornalista e professor do Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais Marcelo Tas e o empresário Robinson Shiba proprietário das redes de comida oriental China in Box e Gendai.

Eduardo Viana, diretor de operações do Sebrae-RN, destacou que a escolha dos palestrantes foi alicerçada no vínculo dos nomes à inovação, à criatividade, à inserção do mundo digital nos negócios e na comunicação. “São pessoas que representam como esses conceitos evoluem dentro de um contexto de mercado, de empreendedorismo, de criatividade, e de gestão de negócios. Acredito que são nomes que vão empolgar o público e incentivar para mudança de se pensar os negócios. Todos têm a pegada da motivação”.

Interessados em acompanhar o segundo e último dia do “Nordeste Digital Expo” ainda podem se inscrever no site nordesteexpo.com.br ou através do telefone 0800 570 0800 – inscrições sujeitas a disponibilidade de vagas. Hoje a programação se estende das 16h às 22h.

Antes das palestras principais, cinco palcos funcionam de forma simultânea abordando assuntos de acordo com os temas: Comportamento, Marketing, Gestão, Empreendedorismo e Pessoas. Durante todo o evento, serão realizadas 34 palestras.

Paralela à programação ocorre uma Feira de Negócios com participação de empresas que oferecem produtos e serviços relacionados à tecnologia e inovação. Também foram montados estandes do SebraLab e do Senac Smartlab que trouxeram informações, orientações e os cursos voltados para atender a nova demanda.