Aeronaves em treinamento rompem a barreira do som em Caicó e causam estrondo

José Aldenir / Agora RN

Aeronaves que participam de missões de treinamento no Exercício Cruzeiro do Sul (Crusex 2018), na Base Aérea de Natal, romperam a velocidade do som na manhã desta sexta-feira, 23, na região de Caicó, no Oeste Potiguar.

De acordo com a direção da Crusex 2018, as aeronaves estavam a cerca de 5 Km de altura e cumpriram todos os procedimentos de segurança previstos para essa manobra de treinamento, o que garantiu a não existência de risco para a população local.

A Crusex é um exercício multinacional envolvendo forças aéreas estrangeiras que busca fomentar o treinamento das tripulações dos países envolvidos, com foco especial na segurança dos voos e da população local.

Algumas aeronaves estrangeiras que estão participando da Cruzex 2018 conseguem fazer voos supersônicos, a exemplo disso os jatos F-16 do Chile e dos EUA e os Mirage 2000 do Peru.

Um avião supersônico é capaz de alcançar velocidades maiores que a do som, ou seja mais de 1234,8 Km/h (Mach 1). O F-16, por exemplo, é um caça que consegue alcançar 2 vezes a velocidade do som – Mach 2.05 (2,175 km/h).

Quando essas aeronaves atingem a velocidade do som, ocorre um estrondo (estrondo sônico) associado às ondas de choque criadas por um objeto viajando através do ar com uma velocidade maior que a do som.

Estrondos sônicos geram uma enorme quantidade de energia sonora, soando muito similares a uma explosão. De acordo com a Crusex 2018, quando os caças atingiram a velocidade de som, estavam bastante baixos, e o som chegou até a “abalar” o chão.