Gastronomia de frente para o Potengi

O Natal Fest Gourmet vai para sua segunda edição trazendo novidades na estrutura e na programação. Realizado ano passado na Praça Augusto Severo, na Ribeira, agora em 2018 o evento muda de lugar, mas não de bairro. O festival vai acontecer no Terminal Marítimo de Passageiros, na rua Chile. Será lá que o público vai poder conferir as palestras e oficinas, bem como saborear pratos a preços promocionais de estabelecimentos parceiros. Tudo regado a boa música e com uma vista privilegiada para o Rio Potengi. O evento acontece de 22 a 24 de novembro, das 18h às 00h, com entrada gratuita.

A entrada do Terminal de passageiros do Porto de Natal será um dos locais ocupados durante o Natal Fest Gourmet. A programação tem início ao cair da tarde, para o público aproveitar o pôr do sol e a lua cheia no dia 23

A entrada do Terminal de passageiros do Porto de Natal será um dos locais ocupados durante o Natal Fest Gourmet. A programação tem início ao cair da tarde, para o público aproveitar o pôr do sol e a lua cheia no dia 23

“Chegamos num local ideal, onde podemos unir gastronomia e natureza”, diz o idealizador e produtor do Natal Fest Gourmet, Habib Chalita. “Pensamos a programação para começar às 18h para dar tempo do público aproveitar o por-do-sol. E outra coisa bacana é que na noite de abertura seremos presenteados com uma lua cheia”.

No segmento de restaurantes, o público poderá conferir pratos a preços módicos elaborados por estabelecimentos como Restaurante da Totoia, Paçoca de Pilão, Cozinha Ecológica Deborah Sá, Cordeiro Chique, Chopp e Camarão, Johnny e Joey, Massa Fina, Caroli Doces, CrooksCookie e Subway (isso mesmo, a rede mundial de fast food está na programação).

“Fizemos o convite, mostramos que era um evento gastronômico sério e os representantes nacionais da empresa se interessaram. Acredito que enaltece o festival”, comenta Chalita. Mas a rede de fast food não é a única sanduicheria na programação. A potiguar Johnny & Joey, recém-inaugurada em Petrópolis também marca presença. “Nesta edição dobramos o número de restaurantes participantes. E também estamos lançando as porções gourmet, que são pratos especiais a preços variados, mas sempre abaixo de R$ 20”.

Dono de cerveja artesanal, FábioDeSilva falará sobre mercado cervejeiro local

Dono de cerveja artesanal, FábioDeSilva falará sobre mercado cervejeiro local

A cada noite haverá atrações musicais de MPB, bossa nova, samba e choro. Na quinta-feira (22) tem Ana Tomaz das 19h às 22h. Na sexta-feira, das 18h às 21h, se apresentam Daniela Fernandes e Gustavo Monte em um passeio pela tropicália, jazz e bossa nova. Em seguida, das 21h a 0h, será a vez de Yrahn Barreto mostrar sua música e poesia da MPB setentista. No sábado, das 18h às 21h, se apresentam Chico Bethoven e Regional Choro do Elefante em uma viagem pelas raízes da música brasileira, do choro, ao maxixes e valsas. O encerramento terá sambinhas e choros de Larissa Costa, a partir das 21h. Para a criançada, o evento reservou um lugar especial com o espaço kids, coordenado pela empresa Divirta Kids, que vai animar a criançada com atividades criativas e monitores experientes.

Seminário Técnico

O Natal Fest Goumert conta com ações de entidades parceiras de atuação na formação do mercado profissional gastronômico do Rio Grande do Norte, como o SENAC-RN, que participa com as oficinas da Arena Senac de Gastronomia; o SENAI, que terá espaço para mostrar ao público seu setor de panificação com uma unidade móvel; o SESI, com sua abordagem sobre reaproveitamento alimentar (Cozinha Brasil) e programação musical; e o SEBRAE-RN, com exposição de produtos de terroir potiguar.

Arena Senac terá oficinas e sorteio para um jantar preparado ao vivo

Arena Senac terá oficinas e sorteio para um jantar preparado ao vivo

Dentre as novidades na programação de palestras e oficinas, Chalita cita o 1º Seminário Técnico de Gastronomia e a Mostra de Produtos Gastronômicos. No dia 22, o Seminário Técnico de Gastronomia recebe a pesquisadora Adriana Lucena para falar sobre “Gastronomia e Identidade Cultural”. O mestre cervejeiro Fábio DeSilva (Cerveja Perversa) falará na sequência sobre “Cervejaria Artesanal e Mercado Cervejeiro no RN”. No dia 23, o laticinista Raoni Carbogim mostrará as “Tendências dos queijos artesanais potiguares”. Logo após a especialista em comida vegana, Deborah Sá, fará uma abordagem sobre o tema pelo viés da cozinha contemporânea. No dia 24, o seminário recebe a pesquisadora Gabriela Sales com a palestra “PANCs: a revolução alimentar brota nas hortas comunitárias”. O encerramento será com Sérgio Motta, proprietário da Korin, que falará sobre o tema “A Alquimia dos temperos e azeites”.

Dentre as oficinas que irão acontecer na Arena Senac estão, no dia 22, “Hambúrguer” e“Brigadeiro Gourmet”. Já a Padaria Móvel do Senai terá “Mini curso Pão especial”. No dia 23 as oficinas da Arena são “Feijoada do Mangue ao Mar”,  “Cupcakes” (para crianças), “Cozinha Restaurante Navarro”, “Cozido Gourmet” e   “Feijoada do mangue ao mar”. A padaria vai oferecer o “Mini Curso de Pão sem glúten”. E dia 24, além de “Oficina de Brownies” do Senai, haverá  uma ceia natalina que será preparada e servida ao vivo, para o público sorteado na Arena Senac. O espaço terá participação dos chefs Thiago Gomes, Juliana Costa, Paulo Arsand, Stella Albuquerque, vencedora do concurso em 2017, Nito Avellar e Rodrigo Santana, além de profissionais do Senac.

Adriana Lucena abre o festival com o tema Identidade cultural

Adriana Lucena abre o festival com o tema Identidade cultural

Tadeu Lubambo 
O Festival também presta uma homenagem a personalidades da gastronomia potiguar. Neste ano o chef homenageado é Tadeu Lubambo, criador do Camamo. O Natal Fest Gourmet está inserido no calendário do Natal em Natal e conta com patrocínio da Prefeitura de Natal e Unimed Natal através do Programa Djalma Maranhão de Incentivos Culturais.