Mostra de Cinema de Gostoso encerra sua 5ª edição com premiações e elogios do público e participantes

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Rubens dos Anjos.

A noite desta terça-feira (27) foi de premiação e celebração no encerramento da 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, em São Miguel do Gostoso. Participantes e público elogiam a organização e legado deixado pela edição 2018.

O prêmio de melhor curta-metragem pelo júri popular foi para “Guaxuma”, com direção de Nara Normande e levou o troféu Luís da Câmara Cascudo. O prêmio de melhor longa-metragem pelo júri popular foi “Meu Nome é Daniel”, com direção de Daniel Gonçalves. O longa conta a história do próprio diretor que nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar.

Todos os anos, a Mostra de Gostoso concede uma Menção Honrosa a um filme com expressiva votação popular e que tenha gerado uma grande empatia na comunidade. Este ano, o troféu Luís da Câmara Cascudo de Menção Honrosa foi para o filme “Sócrates”, com direção de Alex Moratto.

As premiações continuaram com o Prêmio Elo Company de distribuição para “Teoria Sobre um Planeta Estranho”, do diretor Marco Antônio Pereira. O Prêmio Imprensa de Melhor Filme do Coletivo Nós do Audiovisual foi para “Filho de Peixe”, dirigido por Igor Ribeiro.

O Prêmio Imprensa de Melhor Curta-metragem foi para “Catadora de Gente”, da diretora Mirela Kruel.  O Prêmio Imprensa – Melhor Longa-metragem ficou para “Inferninho”, com direção de Guto Parente e Pedro Diógenes.

Este ano, a Mostra repetiu a premiação iniciada ano passado: as empresas de finalização de imagem e som Mistika e Input concederam um prêmio no valor de R$ 8 mil reais em forma de serviços de pós-produção para o filme potiguar o “P’s”, feito em Caicó e dirigido por Lourival Andrade.

O encerramento aconteceu com a exibição da sessão especial com o filme Ferrugem, dirigido por Aly Muritiba.

A escolha dos filmes premiados é feita pelo voto popular. Eugenio Puppo e

Matheus Sundfeld, diretores e curadores da Mostra, convidaram a todos para a edição do ano que vem, certos de que a Mostra de Cinema de Gostoso é uma forma de valorizar a cultura regional e local, contribuindo com a formação de público e de novos talentos para o cinema brasileiro.

A 5ª Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções e do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC). Apresentação: Ministério da Cultura. Patrocínio: Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo (SETUR), BRDE, FSA e ANCINE. Apoio: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso; SEBRAE RN, Serveng, Pousada dos Ponteiros, On Projeções, Itograss, Elo Company e Místika.