Natal: Licitação dos transportes pode ser lançada neste ano

Duas licitações deram desertas. Prefeitura encaminhou novo projeto à Câmara

Por Cláudio Oliveira

FOTO: WELLINGTON ROCHA/ARQUIVO/PORTAL NO AR

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Elequicina Santos, disse nesta semana em audiência com vereadores na Câmara Municipal, que uma nova licitação de transportes da cidade poderá ser lançada ainda neste ano, já que aguarda apenas a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 013/17, de autoria do chefe do Executivo Municipal, que altera as leis complementares n° 149/2015 e n° 153/2015, que regulamentam o sistema de transporte público de Natal para ser licitado.

“Nesse novo projeto vai ter ar condicionado e piso baixo mas começando com percentual menor que dê condições da população pagar a tarifa. Fizemos duas licitações e as empresas alegaram que o investimento era muito alto. O prefeito quer que a licitação saia e vai sair. Aguardamos apenas a votação dos vereadores. Do jeito que eles aprovarem a gente vai seguir rigorosamente. A tarifa vai depender disso. Se votarem nesse mês, acredito que até dezembro estamos lançando o edital da licitação”, disse a secretária.

O presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa já acordou com os demais parlamentares que o projeto será votado no próximo dia 22, sendo que, até lá, os vereadores deverão apresentar as emendas ao projeto e discutir quais são consensuais para que  se adiante a discussão. “Nós trancaremos a pauta para votar em regime de urgência este projeto dos transportes no dia 22. Só depois disso é que votaremos a Lei Orçamentária”, garantiu.

O projeto que está na Câmara altera 16 pontos do projeto já aprovado em 2015. Entre os vereadores sete desses pontos são questionáveis porque tratam da implantação de ar condicionado, motor traseiro, piso baixo, fundo municipal de transporte para subsidiar o sistema, idade para gratuidade dos idosos, linhas noturnas.