Projeto inédito une teatro, artes plásticas e a história de Natal na 2ª Guerra Mundial

Peça Jacy, do Grupo Carmim, contará com programação especial para comemorar cinco anos  — Foto: Grupo Carmim/Divulgação

Peça Jacy, do Grupo Carmim, contará com programação especial para comemorar cinco anos — Foto: Grupo Carmim/Divulgação

Depois de percorrer vários estados brasileiros por cinco anos com a peça Jacy, o Grupo Carmin lançou o projeto comemorativo Jacy e a Segunda Guerra em Natal, que vai acontecer nos dias 20 e 21 de dezembro deste ano. A proposta inédita une turismo cultural, exposição, gastronomia e teatro nos bairros históricos da capital potiguar.

A programação vai ter início com um passeio turístico pelo Centro Histórico de Natal (Cidade Alta, Ribeira e Rio Potengi). Em seguida, os participantes vão para a Casa da Ribeira, onde estará a exposição Aviões da 2ª Guerra, do artista plástico Marcelus Bob, além de uma coleção de fotos da cidade durante esse período. Ao mesmo tempo, havrá degustação de comidas típicas da cidade. E a programação se encerra com a apresentação da peça Jacy.

De acordo com Henrique Fontes (Grupo Carmin), JACY e a Segunda Guerra em Natal tem fortes chances de se tornar um marco inaugural no turismo de Natal. “Pela primeira vez estamos articulando uma ação cultural e turística em parceria com o trade, envolvendo a história de Natal, o bairro da Ribeira, seus equipamentos culturais e os artistas da cidade”, afirma. Apesar do caráter turístico do projeto, a programação é aberta para todas as pessoas.

Jacy

A peça Jacy conta a história real de uma mulher de noventa anos, cujos pertences foram encontrados dentro de sua maleta abandonada em março de 2010, em uma das esquinas da Av. Prudente de Morais, em Natal. Os atores Henrique Fontes e Quitéria Kelly contam a história das nove décadas dessa mulher extraordinária que teve sua vida marcada pela Segunda Guerra Mundial, quando se apaixonou e posteriormente casou-se secretamente, com um capitão americano que havia pousado em Natal, assim como mais de 10 mil oficiais que estiveram na cidade do sol entre 1941 e 1947. A peça, através da vida real de Jacy, retrata a influência americana na cidade de Natal, seu processo de urbanização.

Natal na guerra

A base americana instalada em Natal durante a segunda guerra mundial transformou a cidade e os costumes da época. A capital potiguar com fortes tendências europeias, mais precisamente francesas, aderiu ao american way of life. Além dos prédios e monumentos históricos, o City Tour irá destacar curiosidades da época como o fato dos natalenses terem sido os primeiros a consumir Coca-Cola na América Latina. O jazz e o blues passaram a ser a trilha sonora dos bares da Rua Chile, também testemunha de muitas brigas entre brasileiros e americanos, e o nosso idioma adotou expressões e palavras em inglês.

Exposição

O artista plástico natalense Marcelus Bob vai apresentar 10 trabalhos originais reproduzindo artisticamente modelos de aeronaves que passaram pelo estado no período em que os norte-americanos utilizaram o Rio Grande do Norte como “trampolim da vitória”, na campanha da 2ª Guerra Mundial. A relação emocional do artista com estas aeronaves remonta à história de seu pai, José Pedro de Farias Filho (Artesão Farias) que, encantado com os aviões que sobrevoavam os céus da cidade no período, começou a criar modelos em madeira que rapidamente conquistaram os pilotos e os mais altos oficiais, gerando várias encomendas.

Serviço

Jacy e a Segunda Guerra em Natal
Data: 20 e 21/12
Início: 16h
Investimento:
R$ 60 (Peça + City Tour Histórico + Visita Guiada + Lanche Temático)
R$ 40 (Peça).
Vendas: no site Sympla (aqui) ou pelo whatsApp: 84 98734 6660