Veja quais são os dez países mais seguros do mundo; Brasil é o 108º

Islândia: país mais seguro do mundo, segundo relatório

Em uma análise do relatório Global Peace Index, realizada com 163 países e avaliando 23 indicadores, como número de crimes violentos e acesso a armamentos, veja quais são os países considerados mais seguros para se viver.

1- Islândia

Crimes violentos pelo país raramente ocorrem. Quando há registros, os motivos são transtornos mentais ou excesso de álcool. Os homicídios não ultrapassam a taxa de 1,8 para cada 100 mil habitantes.

2- Nova Zelândia

Além da política e economia estável, o respeito aos direitos humanos é destaque, tanto que você não encontra um policial com armas de fogo nas ruas. Até mesmo assaltos a civis são raros de acontecer.

3- Portugal

Após recuperar-se de uma crise financeira, o país alcançou uma estabilidade que o fez subir de posição nesse ranking. Com um baixo custo de vida, são muitos os motivos que atraem as pessoas para Portugal. No que diz respeito a crimes, em geral, geralmente estão relacionados à violência doméstica e furtos de oportunidade. O sistema de justiça e policial é eficaz, o que fortalece a confiança das pessoas.

4- Áustria

Além da segurança, o país oferece muitas opções culturais e tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano.

5- Dinamarca

O país tem medalha de prata no item “mais feliz do mundo”. Aliado à segurança, é um dos melhores países da Europa para se morar.

6- República Tcheca

A República Tcheca abriga cidades muito populosas, como Praga, porém registra apenas quatro roubos para cada 10 mil habitantes. Tem muitos policiais e oficiais nas ruas.

7- Eslovênia

Com custo de vida baixo, muitos europeus escolhem estudar e viver lá. É um país recente, pois conquistou a independência em 1992. A força policial é o destaque no país.

8- Canadá

Mesmo em grandes metrópoles, a segurança é constante. A polícia no Canadá é conhecida por agir muito mais de forma preventiva e investigativa.

9- Suíça

Conhecida pela igualdade, o país conta com apoio do governo para desempregados e para aqueles que passam por necessidades. Isso faz o custo de vida ser elevado, mas com uma qualidade de vida excelente.

10- Japão

A taxa de homicídio está entre as menores do mundo: 0.4 para cada 100 mil habitantes. A polícia conta com 200 oficiais para 100 mil residentes. Entre as preocupações dos japoneses, estão os desastres naturais.

Onde o Brasil está na lista?

Os crimes violentos são 30,5 casos para 100 mil cidadãos, o que coloca o país no 108º lugar do ranking.

(*) O relatório acima foi produzido por Etias.
Fonte: www.eurodicas.com.br/paises-mais-seguros-do-mundo/