Galeria Sesc abre calendário 2019 com exposição de Navarro

A Galeria Sesc Cidade Alta abre o ano de 2019 com a exposição do maior artista plástico do Rio Grande do Norte. “Do mar ao sertão” apresenta 24 trabalhos do  artista potiguar Newton Navarro (1928/1992). A exposição compreende a produção do final da década de 60 até o começo dos anos 90, sendo estes os últimos anos do artista. A temporada vai até 15 de fevereiro, das 9h às 17h. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN).

Cangaceiro (1990), aquarela e definição em bico de pena

Cangaceiro (1990), aquarela e definição em bico de pena

“Do mar ao sertão” retrata as  cenas do cotidiano norte-rio-grandense, principalmente da cultura popular e a relação entre sertão e litoral, marcantes na obra de Navarro. As telas apresentadas pertencem ao acervo do Sesc RN e trazem diferentes estilos, fases e técnicas como aquarela, gravura, óleo, bico de pena, nanquim, aguada e guaxe.

Newton Navarro Bilro foi um dos principais nomes das artes plásticas no Rio Grande do Norte. Dramaturgo, poeta, desenhista e pintor, suas obras retratam a realidade nordestina por meio da representação de figuras como o vaqueiro, as rendeiras, as lavadeiras, além de resgatar a cultura popular e lembranças de sua infância nas idas com o seu pai para as fazendas em Jardim de Angicos.

Outros temas recorrentes em suas obras são os bairros da Redinha, Ribeira e Santos, o Rio Potengi, o mar e seus pescadores. Por isso, a ponte que se eleva sobre o Rio Potengi e dá acesso à Zona Norte de Natal leva seu nome. É responsável, junto com Dorian Gray, por introduzir as artes moderna no estado. Faleceu em 1992.

Tribuna do Norte