Governo confirma inaugurações do Museu da Rampa e Memorial do Aviador

José Aldenir 
Obras do Museu da Rampa

Está mantida a previsão de inauguração do Museu da Rampa e do Memorial do Aviador para o dia 27 deste mês, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura, mesmo faltando equipar as unidades com os acervos. As obras do Complexo Cultural da Rampa foram retomadas em fevereiro e a previsão de conclusão está mantida para o fim deste mês, com um orçamento de R$ 7,5 milhões.

As obras foram iniciadas em 2013 e se encontravam paradas desde 2014, devido a alegação da construtora responsável pela execução do projeto de que havia erro de cálculo nas vigas que sustentariam o Memorial do Aviador. Nesta fase, houve um período para readequação da estrutura e toda a burocracia para reavaliação do projeto e liberação dos recursos junto à Secretaria Estadual de Infraestrutura, pela Caixa Econômica Federal.

Ao todo, são 28 projetos independentes, desde paisagismo, concepção visual e acústica, até questões de patrimônio histórico, museologia e restauração. A área construída será de 2.887 m², com destaque para o Memorial do Aviador e terá auditório para 126 pessoas – espaço em homenagem aos aviadores e para eventos, área de administração e banheiros.

Terá, ainda, área para exposições temporárias e permanentes (acervo da história da aviação e da 2ª Guerra Mundial), bar temático, loja de souvenir, banheiros, espaço externo com vista para o pôr do sol no Potengi, estacionamento e outros equipamentos.

Agora RN