O que é skimming? Golpe em caixa eletrônico rouba dados do cartão

Skimming (ou chupa-cabra) é um tipo de golpe em que criminosos instalam dispositivos em caixas eletrônicos para clonar cartões e assim ganhar acesso às contas bancárias das vítimas. Cada vez mais sofisticados, esses aparelhos podem interceptar os dados magnéticos do cartão e enviá-los via conexão sem fio de forma criptografada ao criminoso.

Diferente do jackpotting, que permite o saque de grandes quantidades de dinheiro direto do caixa, o skimming é um ataque que visa pessosas comuns e pode facilmente passar despercebido pela vítima. Números de 2017 divulgados em um relatório da União Europeia mostram que os chupa-cabras foram usados em caixas eletrônicos de 54 países. Estados Unidos, Indonésia e Índia lideraram o ranking de ocorrências.

Como se prevenir

É importante observar se o caixa eletrônico não apresenta algo estranho e fora do lugar — Foto: Pond5

É importante observar se o caixa eletrônico não apresenta algo estranho e fora do lugar — Foto: Pond5

Embora os dispositivos chupa-cabra avancem com o tempo e fiquem cada vez menores e mais compactos, é possível diminuir suas chances de cair no golpe com algumas dicas.

  • Repare no caixa: como o skimming depende de copiar dados do cartão, vale observar se a entrada de cartão tiver um aspecto estranho, parecer folgada ou apresentar resistência excessiva à entrada do cartão.
  • Fique de olho em câmeras estranhas: criminosos podem usar pequenas câmeras acima do teclado do caixa ou, então, posicionadas próximas à tela. Desconfie de qualquer câmera que não seja de segurança e que tenha visão do teclado e da tela.
  • Cuidado com a senha: é importante que você digite a senha da sua conta de uma forma que torne a eventual ação do criminoso mais difícil. Você pode usar uma mão para cobrir as teclas enquanto digita com a outra, ou mesmo se posicionar de forma que a vista de uma câmera perto do caixa seja obstruída.
  • Teclado diferente: outro meio de roubar senhas envolve o uso de um teclado falso sobre o verdadeiro. Procure observar se o teclado tem a mesma altura das outras máquinas, se não há diferenças na cor dos materiais de revestimento e se o encaixe não foge do comum.