Sensação térmica chega a 81ºC em Antonina; calor muda a rotina da cidade

A forte onda de calor em Antonina, no Litoral, tem feito os moradores e comerciantes mudarem os hábitos na cidade. Nos últimos dias tem sido comum os termômetros passarem dos 40°C , com sensação térmica ainda maior.

Neste terça-feira (18), a temperatura máxima, na cidade, chegou a 44,3ºC e a sensação térmica bateu um novo recorde: 81ºC. Na última sexta-feira (14), a temperatura máxima foi de 43ºC com sensação térmica de quase 60ºC.

E todo esse calor tem espantado as pessoas dentro da própria cidade. Luciano Dutra teve que se adaptar ao clima quente. Proprietário de uma lanchonete, ele afirma que está cada vez mais difícil encontrar pessoas circulando pelas ruas durante o dia, e com isso teve o atendimento do local afetado.

“O calor está insuportável ultimamente. Para a gente trabalhar fica ruim. Estou abrindo depois das 16h30, quando o sol abaixa um pouco mais. Só que está muito quente porque mesmo assim o pessoal não sai, estão até passando mal”, revela.

Na sorveteria de Graciele Aparecida Botardi, o calor também é sentido. A empresária conta que teve que alterar o horário de funcionamento do local por conta das altas temperaturas. “Devido ao calor intenso, estamos das 9h até 00h. O pessoal não está saindo de tarde por causa do sol quente. Então dá movimento durante a noite, principalmente das 21h às 00h”, completa.

Além do comércio, a saúde da população do município também tem sido afetada. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do município, nas unidades de atendimento, os casos envolvendo doenças relacionados ao calor tem aumentado. Com as temperaturas altas, é preciso se manter bem hidratado, usar roupas leves e filtro solar.

Segundo o Simepar, as temperaturas devem seguir altas no Paraná até o final de semana. A sensação térmica é calculada com base na temperatura, umidade e velocidade dos ventos.