Sensação térmica deve passar dos 35 °C durante este verão, aponta Emparn

José Aldenir 
Banhistas aproveitam sol na praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal

O verão começa nesta sexta-feira, 21, e o Rio Grande do Norte vai registrar temperaturas em torno de 33 graus Celsius, 2 °C acima do registrado no mesmo período do ano passado, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). Por causa disso, o potiguar terá de tomar alguns cuidados para se proteger dos efeitos do calor.

De acordo com a Emparn, a explicação está na presença do fenômeno climático El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico. O aumento da umidade também é um dos fatores responsáveis. A sensação térmica pode atingir os 35 ºC.

A educadora física Daniella Faria aponta que quem mais sofre nessa época são crianças e idosos. “Umas das situações mais comuns é a desidratação, o que pode desencadear dores de cabeça, alterar a pressão e batimentos cardíacos”, explica.

Ela destaca que não se pode esperar ter sede parar beber água. “É um sinal tardio de que o organismo está sofrendo uma leve desidratação. É preciso evitar exposição ao sol de maneira direta por longos períodos”, frisou.

A nutricionista Alessandra Viana explica que, neste período, a perda de líquidos e sais minerais é maior através do suor. “A dica é ingerir líquidos em geral, como suco de fruta, água de coco e chás”, destacou Alessandra. Quanto aos alimentos, a dica é ingerir aqueles que tenham maior quantidade de água na sua composição. “A alimentação deve ser a mais colorida e natural possível. Além disso, é preciso aumentar a ingestão de frutas, verduras e tentar diminuir o consumo de industrializados, açúcares, além de frituras e gordura, que são de difícil digestão”.

A nutricionista alerta, ainda, para o cuidado com dietas restritivas para emagrecer, pois a estação leva muitas pessoas à praia e aumenta o desejo das mulheres em ter o corpo perfeito. “É importante destacar que o ideal é manter alimentos e hábitos saudáveis ao longo do ano”, encerrou a nutricionista.

Agora RN