Escola da Rede Municipal recebe colônia de férias com participação de intercambistas da América Latina

O ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Natal está marcado para começar no dia 14 de março. No entanto, na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, a movimentação de crianças nas salas e corredores não parou. É que a unidade de ensino localizada no bairro de Neópolis, está promovendo uma “Colônia de Férias” com a participação de intercambistas de várias nacionalidades da América do Sul, por meio da AIESEC, que é uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio. A Colônia de Férias acontece até o dia 22 de fevereiro. São 24 intercambistas da Argentina, Peru, Paraguai e Chile.

A gestora administrativo-financeiro da escola, professora Louise Jar Pereira de Araújo, destaca a importância do compartilhamento cultural. “Nós acreditamos na troca de experiências com pessoas de outros países, com outras culturas, com outras realidades e carregam nas suas bagagens diversas histórias culturais e emocionais. Isso tudo é de grande importância. É uma novidade ímpar para estimular neles um novo olhar para o mundo”.

O argentino e estudante de Educação Física, Gastón Lucero destacou a importância do contato com crianças no processo de formação como professor. “É fundamental trabalhar com crianças. Eu como futuro professor estou mostrando para eles um pouco da nossa cultura. Estou mostrando valores e também aprendendo muito com eles para que eu possa me desenvolver também”. Gastón Lucero tem 22 anos e estuda na Universidade Quality ISAD, na província de La Pampa.

A estudante de Engenharia Civil, Rocío Reyes, que mora em Trujillo no Peru, falou do aprendizado diário no contato com as crianças. “Nós compartilhamos muitas coisas com eles, como por exemplo, incentivar a serem boas pessoas e irem em busca de um futuro promissor. Também mostramos valores e nossa cultura, desenhos dos nossos países. Eles são bastante curiosos e querem absorver tudo que apresentamos para eles. É uma experiencia de reciprocidade”. Rocío Reyes tem 21 anos e estuda na Universidade Privada Antenor Orrego.

Um dos alunos que está participando das atividades é Hanrry Gabriel da Silva Pessoa, (11). “É tudo muito importante o que eles estão ensinando, como a Língua Espanhola, como preservar o meio ambiente. Aprendemos também sobre as bandeiras dos países da América do Sul. Eles nos tratam como se fossem da família. Está sendo muito legal”.

A aluna Marya Eduarda Costa Melo, de 11 anos, contou um pouco do que está aprendendo com os intercambistas. “Estamos aprendendo diversas coisas sobre a cultura deles, o local que eles moram e também alguns jogos bem diferentes. Eles ensinam muito como cuidar do meio ambiente. Eu estou bastante feliz com a presença deles aqui na escola”.