Recursos Humanos inicia publicação do Boletim de informações da Administração

Com o objetivo de publicizar um conjunto de dados e informações referentes aos Recursos Humanos, respeitando os princípios constitucionais da administração pública, em especial o que se refere à publicidade das informações governamentais de interesse público, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), deu início à publicação do Boletim de Informações da Administração.  

Segundo a titular da Searh, Virgínia Ferreira, a iniciativa faz parte de um modelo de gestão baseado na cultura de transparência na administração pública, assim como no acesso do cidadão às informações. “Nosso compromisso é com a transparência, com a informação e, consequentemente, com a formação do indivíduo. A consciência cidadã é uma construção diária.  A divulgação das informações fortalece a relação entre o governo e a sociedade na gestão participativa que estamos construindo no Rio Grande do Norte”, acrescentou a secretária.

O primeiro Boletim traz dados do quadro de pessoal do Executivo Estadual referentes ao mês de janeiro de 2019. A iniciativa da criação do boletim tem como preceito fundamental dar transparência às atividades e serviços prestados pela SEARH, por meio da elaboração de relatórios setoriais, de modo que tais documentos resultem em informações qualificadas que subsidiem a implementação das políticas públicas, ao passo que possibilitem, também, a participação da sociedade e o controle social.

O documento possibilitará, por meio de um conjunto de indicadores, ilustrar a realidade vivenciada pelo Executivo Estadual. A ideia é realizar atualização contínua, de maneira que os dados possam dar suporte às estratégias de gestão a serem planejadas e implementadas na área da Administração e dos Recursos Humanos.

Os dados apresentados nesse primeiro informativo são oriundos do Sistema de Gestão de Recursos Humanos da SEARH (Sistema Ergon), gerenciado pela Coordenadoria da Folha de Pagamentos (COPAG).  O agrupamento das referidas informações permite visualizar um panorama detalhado da evolução da despesa com pessoal, assim como diagnosticar eventuais inconsistências e o seu saneamento, propiciando que a administração pública desenvolva suas políticas de maneira mais eficiente.

O documento apresenta informações relativas ao quantitativo de ativos, inativos e pensionistas do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e ilustra o movimento dos últimos 5 anos na estrutura de recursos humanos do Executivo Estadual. O Boletim pode ser acessado no menu “Informativo” do site institucional da Secretaria www.searh.rn.gov.br .

Acesse esse link e confira as informações da primeira edição do documento https://bit.ly/2X4SjeJ