SEJUC marca presença na primeira reunião do ano do CONSEJ em Brasília

A primeira reunião do ano do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Justiça – CONSEJ, acontece na Sala de Retratos do Ministério de Justiça e Segurança Pública, com a abertura no turno da manhã, presidida pelo ministro Sérgio Moro, seguido da apresentação dos secretários estaduais e dos novos dirigentes do Departamento do Sistema Penitenciário Nacional – DEPEN. Na ocasião, o organograma e as prioridades da nova diretoria são divulgadas.

Entre as secretarias estaduais, apenas duas representantes femininas, o Rio Grande do Norte, através da Secretária da SEJUC, Armeli Brennand, e o Estado de Rondônia, com a Secretária Etelvina Rocha.

Na pauta da manhã, a discussão envolve os repasses do Fundo Penitenciário Nacional e a eleição dos membros do CONSEJ. Já no turno da tarde, os Estados apresentam suas propostas e o governo federal, as metas dos 100 dias, bem como os objetivos estratégicos para os próximos anos de  2019 a 2022 e que incluem: a criação de vagas no sistema prisional, o controle das unidades carcerárias, tornozeleiras eletrônicas, o uso de vídeoconferência para audiências e a força tarefa de intervenção penitenciária. A reunião está prevista para se encerrar às 20 horas desta quinta-feira.