Artesãos do Proarte-RN participam da 5º Femptur

A quinta edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que acontece dentro da programação do 10º Fórum de Turismo do RN, começou nesta sexta-feira (29), no Centro de Convenções de Natal. Cerca de 30 artesãos potiguares, cadastrados no Programa de Artesanato do RN (Proarte-RN), estão participando do evento com apoio do Governo Cidadão, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Participam artesãos que representam as principais tipologias artesanais do nosso Estado como renda de bilro, bordados, fibra de bananeira, sisal, bonecos de talo de carnaúba, entre outros.

O artesão José Carlos Moraes, 47 anos, de São Gonçalo do Amarante, está participando da feira e ressaltou a importância de um trabalho voltado para o turismo.

“Essa feira representa muito para os artesões do nosso estado, principalmente para os mais novos, pois abre oportunidades para todos, desde os mais experientes até os iniciantes no ofício. É também uma vitrine para nosso trabalho, principalmente no turismo”, contou o artesão.

Já para artesã e boleira, Maria Josinete do Nascimento, 60 anos, de Pirangi do Norte, o evento é importante, pois possibilita que os produtos do RN sejam conhecidos.

“Pretendo vender tudo. É muito bom participar de momentos como esse, pois adquiro novos consumidores para os meus bolos e meus produtos se tornam conhecidos”, disse.

A coordenadora do Proarte-RN, Graça Leal, explica que a Femptur é um evento voltado para valorização do turismo e isso inclui valorizar o artesanato e a gastronomia potiguar.

“O evento é voltado para o turismo e os artesãos podem expor seus produtos para um público diferenciado daquele com os quais eles têm contato normalmente. É um momento ideal para socializar o produto com outras situações. Nesse sentido, o evento tem um diferencial importante: o artesão terá a oportunidade de produzir seu produto ao vivo, diante do público. Ou seja, eles não só estarão comercializando, como também estarão mostrando o seu fazer”, ressalta a coordenadora.  

A Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte (Femptur) conta com mais de 100 estandes (institucionais e comerciais), palco para apresentações culturais, áreas para exposição e comercialização do artesanato potiguar, arena gastronômica, espaço para a produção associada ao turismo e lounge interativo-cultural. O evento tem como objetivo principal divulgar, promover e valorizar o turismo e a cultura do Rio Grande do Norte, através de ações integradas.

Proarte-RN

O Programa do Artesanato do Estado do Rio Grande do Norte (Proarte-RN) tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar, de forma integrada com o turismo e a cultura, visando a melhoria das condições de vida dos artesãos e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado. Também atua na valorização, divulgação e comercialização dos trabalhos realizados por artesãos independentes, associações, cooperativas e grupos de produções dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.