Conheça o yoooUp, app que deixa pagar academia apenas quando você malha

TechTudo

yoooUp é um aplicativo que permite ao usuário pagar apenas pelo tempo de permanência na academia, sem qualquer vínculo de plano ou mensalidade. Conhecido como o “Uber da academia”, o serviço usa o sistema de QR Code para contabilizar o tempo utilizado no espaço. A plataforma grátis está disponível para celulares Android e iPhone (iOS), nas lojas de aplicativos Google Play e App Store, respectivamente. Há cerca de 700 estabelecimentos credenciados entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Os interessados em praticar atividades físicas dentro desse modelo terão o começo do treino registrado no aplicativo por meio do QR Code – localizado na entrada do estabelecimento. Ao sair, o mesmo procedimento deve ser repetido. Com a diferença entre os horários, o software calcula o valor a ser pago. O preço é cobrado diretamente do cartão de crédito cadastrado. Além disso, o usuário pode ganhar créditos ao indicar amigos e receber descontos ao se exercitar em determinados dias e horários.

yoooUp! mostra academias com base na sua localização — Foto: Divulgação / yoooUp!

yoooUp! mostra academias com base na sua localização — Foto: Divulgação / yoooUp!

Como funciona o yoooUp

Com a instalação do yoooUp em celulares com sistemas operacionais do Google ou da Apple, o usuário precisa fazer o cadastro e escolher a academia. A plataforma mostra uma lista de estabelecimentos com base na sua localização e o valor/hora de cada um. Vale destacar que o serviço está disponível apenas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. O pagamento é feito por cartão de crédito registrado no sistema do aplicativo.

Quando o usuário chega na academia é necessário abrir o aplicativo e tocar no símbolo de cronômetro. Em seguida, deve posicionar a câmera do celular em frente ao QR Code – localizado na entrada do estabelecimento – para começar a contar o tempo de reino. Há a possibilidade de que algumas academias peçam um documento para checar sua identidade.

Sistema de QR Code é usado pelo app yoooUp! para começar e finalizar o seu treino no estabelecimento — Foto: Divulgação/yoooUp!

Sistema de QR Code é usado pelo app yoooUp! para começar e finalizar o seu treino no estabelecimento — Foto: Divulgação/yoooUp!

Ao terminar o treino, repita o mesmo procedimento com o QR Code. Desse modo, a plataforma calculará o valor a ser pago, baseado no horário de entrada e saída, ou seja, no tempo de permanência na academia. Esse processo dispensa qualquer tipo de plano ou mensalidade, além de qualquer custo adicional para o uso do aplicativo. O pagamento é feito via cartão de crédito e o usuário pode acompanhar os gastos dentro do próprio serviço ou pelo e-mail cadastrado.

Como o preço é calculado

Há estabelecido um valor/hora padrão que é cobrado para o consumidor, de acordo com a academia. Apesar de o preço final ser definido pela período de permanência no local, vale ressaltar que a primeira hora de treino é cobrada na íntegra – independente do tempo gasto. Por exemplo, se uma pessoa chegar às 17h15 e sair às 17h50, o custo será equivalente a uma hora de permanência, uma espécie de valor mínimo fixo. A partir de duas horas, o cálculo do aplicativo leva em conta frações de 15 minutos, proporcionais ao valor da primeira hora.

As academias também podem oferecer promoções variadas, como desconto em dias e horários específicos. Um destaque do serviço está na possibilidade de indicar uma pessoa e, assim, ganhar créditos junto com o amigo. Mas isso vai variar de acordo com a promoção em vigor. Vale ressaltar que cada cartão cadastrado poderá receber o crédito apenas uma única vez.