Conselho da Paz nas Escolas planeja ações para 2019

O Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas realizou a primeira assembleia de 2019 na última terça-feira (12), na sede da SEEC, em Natal. Durante a plenária, a Chefe de Gabinete, Socorro Batista, destacou ações e desafios nesse campo para os membros da comissão.

As Instituições que compõem o Conselho da Paz apresentaram propostas a serem trabalhadas no biênio 2019-2020. Entre elas, a inserção de temas como prevenção da violência, gravidez na adolescência, drogas e automutilação em formações para gestores, professores e técnicos, planejamentos e até mesmo no currículo.

“Não podemos pensar em uma sociedade harmônica sem discutimos a necessidade de paz nas escolas”, pontuou Socorro Batista durante a reunião. 

No encontro também foram apresentadas as leis estaduais 10.396 e 10.418, que instituem, respectivamente, o dia 7 de abril como Dia Estadual de Combate ao Bullying e à violência na Escola, e a primeira semana do mesmo mês como a Semana de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying. A apresentação das leis visa estimular escolas a desenvolverem atividades sobre o tema.

O Conselho da Paz se reúne sempre na primeira terça-feira de cada mês. A próxima assembleia está prevista para o dia 2 de abril.

Saiba mais

A partir da Lei 8.814/2006, que cria o Programa Paz na Escola, foi instituído o Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas, composto por representações das Secretarias de Estado da Educação, Saúde, Justiça, Segurança Pública e Defesa Social, Universidades Federal e Estadual do Rio Grande do Norte, entidades religiosas, Sindicato dos trabalhadores em Educação, entidades estudantis e conselhos tutelares.

O Conselho objetiva o desenvolvimento de ações educativas de consciência e valorização da vida, dirigidas às crianças, adolescentes e comunidade escolar, através de campanhas de prevenção, ações culturais, sociais e desportivas. Para o biênio 2019-2020, o Conselho da Paz está sob a presidência do servidor da SEEC, João Maria de Moura.