Governo lança calendário de eventos agropecuários para 2019

O Governo do Rio Grande do Norte lançou, nesta terça-feira (19), o Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2019 e, durante solenidade, empossou a nova diretoria da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O evento foi realizado na sede da Emparn em Parnamirim.

No total, o calendário apresenta datas para 15 feiras agropecuárias em todas as regiões do Estado abrangendo os municípios de: São Paulo do Potengi, Currais Novos, Lagoa Nova, Caicó, Coronel Ezequiel, Afonso Bezerra, Jardim do Seridó, Caraúbas, Assú, Mossoró, Lajes, São José de Mipibu, Parnamirim, Goianinha e Natal. Para a realização dos sete primeiros eventos, está assegurado o investimento de R$ 800 mil do Programa Governo Cidadão, viabilizado pelo Banco Mundial.

A governadora Fátima Bezerra enfatizou a importância do calendário ao dizer que a promoção desses eventos reafirma o compromisso do Governo com o produtor rural. “Mesmo com o decreto de calamidade financeira fiscal do Estado, entendemos que as feiras agropecuárias são muito importantes porque geram renda e movimentam a economia do estado além de contribuir para o intercâmbio de negócios e conhecimento entre os produtores potiguares e de estados vizinhos”, destacou ao afirmar que há muito o que ser feito pelos agropecuaristas potiguares.

O circuito terá inicío no dia 11 de abril, com a realização da 22ª ExpoPotengi, em São Paulo do Potengi, e término no dia 15 de novembro, com a realização da 16ª Feira Nacional do Camarão – Fenacam, no Centro de Convenções de Natal. “Quem reside no interior sabe a verdadeira importância de eventos deste tipo não só para o município como para a região”, destacou o prefeito de São Paulo do Potengi e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho).

Representando a Assembleia Legislativa, a deputada Isolda Dantas lembrou as parcerias com as universidades, Ufersa e Uern, que podem contribuir de forma decisiva para o sucesso do RN que passa pelo setor agropecuário do estado. “A Emparn, sei que já faz, mas precisa ampliar o seu olhar para a agricultura familiar. Agricultura, agronegócio e agricultura familiar, são setores que podem ser muito fortes se caminharem juntos. A agricultura familiar representa hoje 70% do que nos alimentamos. É um setor que não apenas produz alimentos como também emprego e qualidade de vida.”

Emparn tem nova diretoria

Rodrigo Oliveira Maranhão tomou posse como novo diretor-presidente da Emparn. Ele é advogado e ex-chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape). Também tomaram posse Ezequias Viana de Moura e Marcone César Mendonça das Chagas, como diretores, respectivamente, de administração e finanças e de pesquisa e desenvolvimento.

“Fiz questão de dar posse a nova diretoria da Emparn, profissionais com perfis técnicos que expressam compromisso e responsabilidade”, disse a governadora Fátima Bezerra. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual visitou os laboratórios da Emparn e pode acompanhar um pouco dos processos de estudo e pesquisa.

Rodrigo Maranhão, em seu discurso, traçou algumas metas da gestão como a recuperação da cultura do caju, a difusão da reserva de forragens, expansão da palma forrageira e o controle de pragas, difusão de aves caipiras com a agricultura familiar bem como a genética de premiados e adaptados rebanhos, estreitamento de parcerias com universidades, centros de pesquisa, com a Embrapa, Sape, Emater, Sedraf, Anorc, prefeituras e demais órgãos, cooperativas, associações,  entidades e secretarias estaduais.

“O desafio é grande, mas confiamos na competência e responsabilidade dos nossos servidores. Estamos saindo de um dos maiores períodos de estiagem já registrados na nossa história recente. Fato este que nos impõe mais um grande desafio, que é devolver a dignidade de quem perdeu quase tudo, pois se a seca acabou com o rebanho e a forragem, as terras continuam. O entusiasmo do homem do campo se renova a cada dia e mais ainda quando vê cair do céu um pingo de chuva”, discursou o novo diretor-presidente Rodrigo Maranhão.

Também participaram da cerimônia o deputado Francisco Medeiros; Alexandre Lima (Sadref), Guilherme Saldanha (Sape); César José (Emater); Mário Victor Freire Manso (Idiarn); a prefeita de Jandaíra, Marina Dias; Marcelo Passos (Anorc); José Álvares Vieira (Faern/Senar); João Hélio, diretor técnico do Sebrae, o secretário de agricultura de Mossoró, representantes de órgãos e entidades e servidores da administração direta e indireta do Estado.