Instituições promovem ação de limpeza nos Parrachos e Praia de Pirangi

Em consonância com a ONU Meio Ambiente e o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no próximo sábado (23), das 9h às 13h, a ONG Oceânica/Projeto Ponta de Pirangi, Pioneiros e Pioneiras dos Grupos Escoteiros: Universitário (31º/RN – UFRN), Candelária (44º GECAN) e Henrique Castriciano (52º/RN), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), farão uma ação voluntária de limpeza na Praia de Pirangi do Norte e nos Parrachos de Pirangi, em Parnamirim. A atividade também faz parte do calendário da Semana da Água.

As equipes da Ação Parrachos de Pirangi recolherão o lixo depositado na faixa de areia da praia, abordarão a população com objetivo de sensibilizar a comunidade a respeito da importância da sustentabilidade ambiental e sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte irregular de resíduos na área Costeira.

Em seguida, os voluntários irão aos Parrachos em embarcações para realizar a limpeza do mar, através do mergulho e interagir com turistas que visitam os Parrachos, informando sobre os cuidados que devem ser tomados no uso do ambiente recifal. A concentração das equipes e participantes ocorrerá a partir das 8h30 na Praia de Pirangi do Norte, na altura da “Barraca do Paulista”, cerca de 100m do Pier.

Segundo a assessora técnica do Idema, Ana Marcelino, a iniciativa servirá para integrar a sociedade civil com instituições comprometidas com o meio ambiente. “Esta será uma oportunidade para que os jovens adultos dos grupos escoteiros possam prestar um serviço à comunidade, no tema socioambiental. Além disso, conhecer mais sobre o ambiente marinho, especialmente o recifal, a partir da cooperação com a Oceânica e profissionais que desenvolvem ações na defesa do ambiente costeiro, da sua população e dos animais marinhos”, ressalta.

A coordenadora de programas e projetos da ONG Oceânica, Lígia Rocha, destaca a importância da ação. “Desde a criação da Oceânica em 2002 promovemos campanhas de limpeza de praias no RN. A participação e o protagonismo jovem dos Escoteiros do RN, junto com a Oceânica e o IDEMA, é fundamental no cuidado do bem comum (neste caso nosso litoral) por um mundo melhor”, afirma.

Após o término da coleta de lixo, a Companhia de Limpeza Urbana de Parnamirim dará a destinação adequada.

Parrachos de Pirangi:

Os Parrachos de Pirangi são as principais formações recifais do litoral sul potiguar, sobre as quais se formam piscinas naturais, durante a maré baixa. A área fica entre os municípios de Parnamirim e Nísia Floresta e é considerada prioritária para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente, devido à grande biodiversidade, com numerosas espécies de peixes, algas e invertebrados.

A visitação nos Parrachos de Pirangi é ordenada através de um Termo de Ajuste de Conduta no qual são definidos: os locais de visitação, às empresas que podem fazer o passeio náutico, as quantidades de viagens por empresa, tipos de barco, quantidades de pessoas por passeio e total nos Parrachos por dia, além do trajeto e velocidade que as embarcações devem seguir durante o passeio.

Serviço:

Ação voluntária de limpeza na Praia de Pirangi do Norte e nos Parrachos de Pirangi

Quando? 23/03/19

Onde? Praia de Pirangi do Norte/Parnamirim

Horário? Das 9h às 13h