Potigás tem protagonismo feminino depois de 25 anos de história

Em um mundo corporativo ainda dominado pelos homens, principalmente em determinadas áreas, a Companhia Potiguar de Gás quebrou um paradigma que já existia há 25 anos. Pela primeira vez na história da empresa, duas mulheres comandam as principais decisões da concessionária estadual de gás natural canalizado: Larissa Dantas Gentile, engenheira e advogada, é a primeira Diretora Presidente da história da empresa e Eliana Bandeira, economista, é a primeira Diretora Administrativa e Financeira. As duas fazem parte dos somente 38% dos cargos de chefia ocupados por mulheres, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2017.

Larissa Dantas Gentile é natalense e tomou posse como Diretora Presidente da Potigás no final do mês passado, indicada pelo sócio Estado do Rio Grande do Norte. No entanto, sua atuação na área vem antes até mesmo do ingresso no curso de Engenharia Civil, quando começou a trabalhar na empresa da família como estagiária. “Precisei mostrar o meu valor, o que só me incentivou a buscar cursos de especialização em gestão e me tornar o que sou hoje. Já participei de reuniões nas quais eu era a única mulher, mas não podia me intimidar com isso”, comenta.

Segundo a Diretora Presidente, o curso de Engenharia forneceu base para trabalhar em uma área predominantemente masculina. “Na época, era um curso com a maioria de homens. Então esse relacionamento facilitou minhas relações profissionais. As pessoas não estão acostumadas a se depararem com mulheres em posição de liderança, mas isso vem mudando com o passar do tempo”, destaca Larissa Dantas Gentile.

Com relação ao futuro profissional das mulheres, a engenheira e advogada é bastante otimista. “É corriqueiro o registro de elogios para as mulheres em virtude da competência e habilidade na administração de várias tarefas. A mulher tem esse aspecto multidisciplinar. A maioria delas é dona de casa, mãe, esposa, filha, além do lado profissional e acaba sendo boa em todas as áreas. É gratificante termos a responsabilidade de sermos profissionais que vão servir de exemplo e abrir portas para outras mulheres que estão chegando ao mercado”, profere.

Eliana Bandeira é economista e já trabalha há 17 anos no ramo de distribuição de gás natural canalizado. A alagoana foi a primeira mulher a assumir um cargo de direção na Potigás. Indicada pelo sócio Petrobras Gás S/A (Gaspetro), ela conta que são poucas mulheres no ramo, especialmente em cargos de liderança. “Ser a primeira diretora mulher foi muito gratificante porque é o reconhecimento do meu trabalho. Não foi exatamente uma surpresa porque sempre fui respeitada entre os meus colegas e incentivada por muitos deles”, afirma.

A Diretoria Administrativa e Financeira da Potigás comanda cinco gerências, sendo quatro delas chefiadas por homens. Sobre liderar homens e mulheres, Eliana Bandeira diz gostar de trabalhar com diferentes maneiras de ver o mundo. “Acho que se complementam no processo de gestão”, esclarece a diretora. Para as mulheres que estão entrando agora no mercado de trabalho e desejam cargos de liderança, ela aconselha.

“Foque naquilo que você faz bem, desenvolva seus talentos, defenda suas posições, não se deixe intimidar e, principalmente, não perca de vista a essência de ser mulher porque é um dom de Deus e deve ser usado como tal. Também não perca a oportunidade de ajudar outra mulher que esteja começando porque outras mulheres ajudaram a abrir o caminho para nós. Devemos isso a elas, ao universo”, completa.

A área operacional da Potigás é a que compreende a maior quantidade de homens, tanto que a técnica de Processos, Tuanny Barbosa, é a única mulher a exercer a função na empresa. Ela atua na Companhia há 11 anos e conta que precisou superar muitas barreiras para mostrar competência e ser reconhecida. “As mulheres precisam se unir cada vez mais para obter espaço em um mundo masculino. Podemos competir em pé de igualdade, não somos o sexto frágil”, conta a colaboradora.