RN participa da Bolsa de Turismo de Lisboa 2019 com estande próprio

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participa da  BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2019, realizado no Pavilhão das Nações, na capital portuguesa, entre os dias 13 e 17 de março. O estado terá estande próprio para a promoção dos cinco polos turísticos: Costa das Dunas, Costa Branca, Seridó, Agreste-Trairí e Serrano, o que amplia a visibilidade e a promoção dos destinos do Rio Grande do Norte para o turista europeu.

O estande de 54m² incorpora o novo modelo de layout que o RN pretende fixar, com design moderno, fotografias em grandes formatos e dando prioridade à valorização dos produtos locais. O rico artesanato potiguar, brinquedos da cultura popular, castanhas, geleias da agricultura familiar e sacolas personalizadas com folders dos polos turísticos serão distribuídos aos visitantes.

A secretária de Turismo do Estado, Ana Maria da Costa, ratifica a importância do evento para o mercado potiguar, uma vez que Portugal é o nosso principal emissor europeu e porta de entrada do velho continente. “Temos o voo da TAP, realizando o trecho Lisboa – Natal, com uma média de três frequências semanais, que nos oferece conexão com toda a Europa. Portanto é imprescindível fortalecer a promoção do destino na BTL.”, afirma. 

Para tratar de assuntos estratégicos para o desenvolvimento turístico do estado, a titular da pasta terá uma agenda de compromissos extensa. Destaque para a reunião com a Presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Teté Bezerra, e com o Presidente Executivo da TAP, Antonoaldo Neves. Ana Maria volta a se reunir com a Presidente do Instituto posteriormente, no estande da Embratur, desta vez, com a presença do trade potiguar.

A participação do Rio Grande do Norte foi garantida por meio de recursos do Projeto Governo Cidadão, com contrato de empréstimo do Banco Mundial. Participam também do evento, uma comitiva de 36 pessoas, entre representantes de entidades como ABIH/RN,  Fecomércio, prefeitos e secretários de turismo das cidades que integram os polos turísticos do estado, além de hoteleiros e receptivos. 

A BTL é uma das mais importantes feiras de turismo da Europa e recebe em 2019 quase 1.500 expositores e 400 hosted buyers. A expectativa é de contar com aproximadamente 77 mil visitantes, entre profissionais do turismo e público final nos cinco dias de evento em Lisboa.