Você sabia? Biblioteca da Escola de Governo é aberta ao público

Elisa Elsie

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte dispõe de uma biblioteca especializada na área de Administração Pública e Gestão Governamental à disposição de servidores e gestores públicos, além de estudantes e pesquisadores, que queiram aprimorar os conhecimentos por meio da leitura de livros e periódicos. Atualmente, o acervo é composto por 5.216 distintos e um total de 10.668 exemplares. As temáticas das obras são diversas, entre elas, Administração, Direito, Sociologia e Literatura.

A biblioteca está localizada no Centro Administrativo do Estado, em Natal, no prédio-sede da Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGRN) – responsável pela administração do espaço –, vinculada à Secretaria Estadual da Administração e dos Recursos Humanos (Searh). O horário de funcionamento é das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

O principal propósito da Biblioteca de Administração Pública é oferecer aos servidores públicos estaduais um espaço amplo para estudos e pesquisas. Nesse sentido, dá suporte para as capacitações realizadas nas salas de aula da instituição, em especial aos cursos de especialização, disponibilizando títulos para consulta e empréstimo, a fim de provocar estudos mais aprofundados.

Os usuários do ambiente podem realizar atividades de leitura e pesquisa, com acesso a computadores, conexão à internet via wi-fi e salas de estudo coletivo e individualizado. A biblioteca possui ainda um espaço virtual, através do Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi), no qual os usuários podem acessar a distância o conteúdo oferecido pelo espaço.

Importante ressaltar que, embora o público-alvo do espaço seja os servidores públicos estaduais do Rio Grande do Norte, qualquer cidadão pode usufruir da Biblioteca para fins de pesquisa e leitura. O serviço de empréstimo e devolução de livros, porém, é restrito aos servidores. Em média, 300 pessoas circulam pelo espaço mensalmente à procura dos serviços da biblioteca. E a pretensão da Administração Estadual é torná-la ainda mais visitada.

Segundo a titular da Searh, Vírginia Ferreira, o espaço é fundamental para suscitar estudos e pesquisas que colaborem para a modernização da gestão pública estadual. “A biblioteca da Escola de Governo oferece uma estrutura adequada e um acervo extremamente valioso de obras que podem auxiliar servidores e estudiosos em seus projetos e suas produções científicas”.

O número de livros e exemplares sofre alteração regularmente, à medida que novas e importantes obras são adquiridas pela Escola de Governo. Só em 2018, por exemplo, cerca de 160 novas obras foram inseridas no catálogo da biblioteca. Do total de títulos disponíveis hoje, 3.954 são livros e os demais estão divididos entre material de referência, artigos, relatórios, periódicos, material audiovisual, catálogos, apostilas, boletins, entre outros.

De acordo com a bolsista de Biblioteconomia, Monise Vila, estão sendo planejadas ações para tornar a Biblioteca da EGRN um espaço ainda mais visitado e acolhedor. “Pretendemos criar uma política para a Biblioteca, em que estarão previstas todas as informações referentes à criação e funcionamento do espaço. Queremos implantar mais ações de marketing cultural, visando atrair um público maior, além de pôr em prática o projeto da criação de um repositório institucional, voltado para dar mais visibilidade à comunidade científica”, enumera.