XIX JENAT é aberta com palestra do professor Renato Casagrande

Manoel Barbosa

Com o auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), lotado foi aberta nesta segunda-feira (11), a XIX Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (JENAT). Com o tema “Educação Integral; os diálogos sobre competências na perspectiva da Base Nacional Curricular (BNCC)”.

O evento foi aberto oficialmente pelo secretário interino de Educação, Carlos Santa Rosa D’Albuquerque Castim, que representou na oportunidade o prefeito Álvaro Costa Dias. “O educando não é mais um simples agente passivo ou ativo da educação convencional pautada na unidisciplinariedade. Ele é, um agente interativo buscando cada vez mais adequar-se ao conhecimento global”.

Carlos Castim agradeceu toda colaboração dos adjuntos da pasta – Judineide Domingos Campos de Souza (Gestão Pedagógica), Paulo Victor Barra (Gestão Escolar) e Geomarque França Júnior (Administração Geral), como também a disponibilidade dos palestrantes Renato Casagrande, Cristina Hahn e Walter Pinheiro Júnior, da comissão organizadora, além da presença e o interesse de todos os gestores, professores e assessores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. O secretário também destacou a parceria profícua da Mind Lab Brasil. Na solenidade de abertura, o Coral Municipal Sons da Terra foi aplaudido pela apresentação.

Na programação, a primeira palestra foi ministrada pelo professor Renato Casagrande – referência nacional na formação de professores, gestores e na geração de resultados para instituições educacionais – que relatou suas experiências, como também destacou a importância do professor na construção e tratamento de uma nova geração de estudantes, além de pontuar a Base Nacional Comum Curricular.

Na sequência, os participantes da XIX JENAT participaram da palestra da psicóloga clínica e sexóloga Cristina Hahn. Com experiência na área educacional, a palestrante destacou questões da sexualidade também no ambiente escolar. “Pensar em sexualidade é percorrer muitos enfoques cultura, psíquico, biológico, social, econômico e religioso, e que se manifestam desde o nascimento até a velhice”.

Presente na jornada a gestora pedagógica da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, professora Maria Ziane de Araújo Dantas destacou a importância dos temas abordados. “Ao longo dos anos, a JENAT sempre aborda temas muito atuais, e hoje está falando de um tema que é importantíssimo para todos, quando se trata da educação em tempo integral, e a questão da BNCC que está sendo muito bem discutida no ambiente escolar para que possamos nos apropriar dessa nova fase da educação”.

Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, a professora Ana Maria de Lima Fernandes destacou questões importantes discutidas nas duas palestras da manhã. “Os palestrantes destacaram questões significativas como a autoestima do professor e o respeito ao outro (indivíduo)”.