ASSEMBLEIA HOMENAGEIA MILITANTES DA LUTA PELOS TRABALHADORES NO RN

O Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de Maio, foi marcado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte por sessão solene proposta pelo deputado Francisco do PT. No evento, que aconteceu na manhã desta terça-feira (30), 16 lideranças sindicais que militam nos movimentos sociais em defesa da classe trabalhadora do RN foram homenageadas. A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve presente na solenidade.

“Dia do Trabalhador e não dia do trabalho. Deve-se destacar sempre isso, que essa data é uma homenagem a trabalhadores que lutaram por direitos, em especial a redução da jornada de trabalho”, disse Francisco do PT em seu discurso. Ele ainda lembrou a origem da data e ressaltou a importância de “reforçar a luta e a memória da classe trabalhadora, diante das várias iniciativas governamentais que buscam retirar direitos, como a Reforma Trabalhista e agora a Reforma da Previdência”.

Na sessão solene, foram homenageados Antônio Júnior da Silva, Dário Barbosa de Melo, Eliane Bandeira e Silva, Eliziel Barbosa da Silva, Fernando Lucena, Francisco Batista Júnior, Francisco Wellington Duarte, Horácio de Paiva Oliveira, João Cabral de Lira, José Rodrigues Sobrinho, Manoel Cândido da Costa, Maria de Fátima Oliveira Cardoso, Melquesedeque Moreira, Santino Arruda Silva, Soraya Godeiro Massud e Vilma Aparecida de Araújo (in memoriam), todos tiveram sua trajetória marcada pela luta dos direitos dos trabalhadores.

Em nome dos homenageados, a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RN), Eliane Bandeira agradeceu aos familiares e lembrou, em especial, a luta das mulheres. “Ser líder sindical num momento como esse onde vemos os ataques à classe trabalhadora é uma luta muito grande. Esse conjunto de dirigentes que estão sendo homenageados hoje precisa estar unido e forte, porque temos que barrar a Reforma da Previdência e dos retrocessos que o Governo vem propondo, inclusive na educação. Esse é o nosso papel”, convocou.

Também estiveram presentes na solenidade a senadora Zenaide Maia (PHS), a vereadora de Natal Divaneide Basílio (PT) e os deputados Raimundo Fernandes (PSDB), Hermano Morais (MDB), Isolda Dantas (PT), George Soares (PR), Ubaldo Fernandes (PTC), Kleber Rodrigues (Avante) e Sandro Pimentel (PSOL). O deputado federal por São Paulo Vicente Paula da Silva, o potiguar Vicentinho, gravou um vídeo enaltecendo a homenagem.