A Lei Nº 607, de 7 de dezembro de 1978, declarou o Pau-Brasil árvore nacional e instituiu o Dia do Pau-Brasil, conforme o artigos: “Art . 1º – É declarada Árvore Nacional a leguminosa denominada Pau-Brasil (Caesalpinia Echinata, Lam), cuja festa será comemorada, anualmente, quando o Ministério da Educação e Cultura promoverá campanha elucidativa sobre a relevância daquela espécie vegetal na História do Brasil.
Art . 2º – O Ministério da Agricultura promoverá, através de seu órgão especializado, a implantação, em todo o território nacional, de viveiros de mudas de Pau-Brasil, visando à sua conservação e distribuição para finalidades cívicas.”
A Lei Nº 607/78, assinada pelo Presidente Ernesto Geisel, faz uma convocação aos governos e sociedade para a implantação de políticas públicas voltadas a preservação desta espécie, Pau-Brasil, de tanto significado ambiental e cultural.
A chegada dos europeus durante o período das navegações, impulsionaram uma exploração predatória ao longo da extensa faixalitorânea, restando poucas reservas Atualmente reduzidas ao estado do Rio Grande do Norte até a costa do Rio de Janeiro. O pau-brasil é uma árvore pertencente a Mata Atlântica, também é conhecido por ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta. Seu nome cietifico ( Caesalpinia echinata Lam), Caesalpinia é umahomenagem ao médico e botânico italiano Andrea Cesalpino, que viveu no século XVI. Echinata significa, cheio de espinhos, em latim, e Lam é a abreviatura de Lamarck que, em 1789, descreveu a espécie pela primeira vez.
Nos meses de outubro a novembro, o pau-brasil se cobre de flores amarelas, árvore de grande porte, podendo atingir até 30 metros de altura.
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, através do Setor de Manejo Ambiental, tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de garantir o reflorestamento de áreas degradas do Parque com o pau-brasil, contribuindo deste modo para a conservação e preservação desta que é árvore nacional.
Uma das ações voltadas para o reflorestamento das áreas degradas é o Projeto Preservando o Pau-Brasil, este projeto foi lançado o ano passado (2018) com a finalidade de plantar mil mudas até o final de 2019.
Nesta sexta-feira (03), técnicos do Setor de Manejo Ambiental orientarão o plantio de mudas de pau-brasil, com a participação do AMANA (Projeto Agente Mirim Ambiental da Guarda Municipal do Natal) e da Comunidade do entorno do Parque.
Para outras informações sobre o Parque da Cidade ou agendamento de visitas, ligue 3232-3074/3207