Menu

Gastos com pessoal crescem mais que o PIB nos estados

0 Comments

TPN

Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgados hoje (15) apontam que os gastos com pessoal em 23 estados brasileiros tiveram aumento real médio de 2,9% em 2018, na comparação com 2017. 

Resultado quase três vezes maior que o crescimento de 1,1% verificado no PIB (Produto Interno Bruto – soma de toda a riqueza produzida pelo Brasil) em 2018. 

E as despesas com inativos continuam crescendo. Foi a uma taxa média de crescimento de 7,6% em 2018 – dez vezes mais que os gastos com ativos, que encderraram o ano na casa de 0,7%.

“Esse cenário reflete o alto número de novas aposentadorias, fenômeno que já vem ocorrendo há alguns anos.”, explica Cláudio Hamilton dos Santos, um dos autores do estudo e pesquisador do Grupo de Conjuntura do Ipea, informa a ABr.

RN fora

De acordo com a Agência Brasil, o RN, ao lado do Amapá e de Rondônia, ficou de fora da análise dos gastos porque “não foi possível construir indicadores com os dados disponíveis”. Nem com os existentes sobre inativos no Piauí. 

Então, foram totalizados o conjunto de 23 estados no quesito gastou com pessoal, que, em valores reais, somaram mais de R$ 373 bilhões em 2018. O montante inclui servidores ativos e inativos, indica a ABr.