Gastos com pessoal crescem mais que o PIB nos estados

TPN

Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgados hoje (15) apontam que os gastos com pessoal em 23 estados brasileiros tiveram aumento real médio de 2,9% em 2018, na comparação com 2017. 

Resultado quase três vezes maior que o crescimento de 1,1% verificado no PIB (Produto Interno Bruto – soma de toda a riqueza produzida pelo Brasil) em 2018. 

E as despesas com inativos continuam crescendo. Foi a uma taxa média de crescimento de 7,6% em 2018 – dez vezes mais que os gastos com ativos, que encderraram o ano na casa de 0,7%.

“Esse cenário reflete o alto número de novas aposentadorias, fenômeno que já vem ocorrendo há alguns anos.”, explica Cláudio Hamilton dos Santos, um dos autores do estudo e pesquisador do Grupo de Conjuntura do Ipea, informa a ABr.

RN fora

De acordo com a Agência Brasil, o RN, ao lado do Amapá e de Rondônia, ficou de fora da análise dos gastos porque “não foi possível construir indicadores com os dados disponíveis”. Nem com os existentes sobre inativos no Piauí. 

Então, foram totalizados o conjunto de 23 estados no quesito gastou com pessoal, que, em valores reais, somaram mais de R$ 373 bilhões em 2018. O montante inclui servidores ativos e inativos, indica a ABr.