O Dia da Nacional de Conservação do Solo será comemorado no Parque da Cidade

O dia 15 de abril é dedicado à conscientização da importância de políticas públicas para preservação do solo. O Decreto de Lei nº 7.876 de 13 de dezembro de 1989, criou o Dia Nacional de Conservação do Solo, para ser celebrado todo o dia 15 de abril.

O dia 15 é uma homenagem ao “pai da conservação do solo”, o norte-americano, Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), seus estudos são referências em diversas nações, em termos de técnicas de conservação. Ação importante, pois o solo produz nutrientes para plantas, contribuindo par ao cultivo de uma gama de diversidade vegetal, além de ser fundamental na captação e armazenamento da água. Conservar o solo, é manter o ecossistema equilibrado, fator gerado de qualidade de vida.

O Setor de Manejo Ambiental em uma ação conjunta com o Setor de Educação do Ambiental no dia 15 de abril, a comunidade será convidada a participar de ações de replantio, a partir das mudas produzidas no viveiro do parque e conhecer os espaços do Centro de Educação, como a Sala de Exposição e a Biblioteca. Ações de conscientizações como preconiza o Decreto que instituiu o Dia Nacional da Conservação do Solo.

Para o gestor do parque, Carlos da Hora, este dia 15 de abril será uma prévia da Semana do Meio Ambiente, que ocorrerá em junho. Um dos projetos importantes desenvolvidos pela equipe técnica do Parque da Cidade é a instalação do Centro de Experimento e Pesquisa na Unidade de Conservação, no Horto Pitimbu, área incorporada ao Parque.

Desta maneira o Parque da Cidade inicia preparativos para semana de meio ambiente 2019. Dentre as novidades está a inauguração do Centro de Experimento e Pesquisa na Unidade de Conservação. Esse novo projeto está sendo implementado pela equipe do Parque. Foram levantadas as estruturas existentes e está sendo realizada uma reestruturação para aproveitamento dessas e sendo criadas outras. Limpeza, pintura e novas melhorias com expositores, fotos, animais taxidermizados e criação de uma nova trilha para visitação. Os servidores do Setor de Manejo estão trabalhando forte para deixar tudo pronto antes do mês de junho. Ainda existe muito trabalho a ser feito, mas a toda a equipe está trabalhando para terminar a tempo. Isso tudo sem negligenciar demais demandas da Unidade de Conservação.

Para outras informações sobre o Parque da Cidade ou agendamento de visitas, ligue 3232-3074/3207/3368