Sethas e Canal Futura fecham parceria para projeto Crescer sem Violência

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) firmou parceria com o canal de televisão Futura para levar o projeto “Crescer sem Violência” para capacitar os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) de todos os municípios. As oficinas de capacitação serão iniciadas no mês de maio e serão realizadas de forma regionalizada. O objetivo é combater a violência sexual de crianças e adolescentes.  

A reunião foi realizada na secretaria e contou com a participação da articuladora regional do canal Futura, Ana Amélia Melo. As oficinas do projeto serão realizadas durante os meses de maio, junho e julho. Um olhar especial será dado ao mês de maio, que é considerado o mês de combate à violência sexual de crianças e adolescentes. As oficinas farão parte da programação do dia 18 de maio, junto aos municípios.

“O objetivo da parceria é promover um debate sobre a importância de estratégias para tratar sobre as violências sexuais de crianças e adolescentes e capacitar os municípios em estratégias direcionadas, juntamente com as Rede de Proteção Social Básica, de Média e Alta Complexidade, assim como os atores da Rede Pública de Educação e Saúde. ”, explicou a subcoordenadora da Proteção Social Especial da Sethas, Elizama Evagelista.

A primeira oficina será realizada em Natal, nos dias 13 e 14 de maio, e abordará, de forma didática, a metodologia utilizada pelo projeto. As oficinas serão ministradas em municípios polos que atenderão as cidades da região.

Cronograma

Natal – 13 e 14 de maio

Grande Natal (Parnamirim, São José de Mipibu, Ceará-Mirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante) – 29 e 30 de maio

Macau e região– 06 e 07 de junho

Santa Cruz e região– 13 e 14 de junho

Caicó e região– 26 e 27 de junho

Pau dos Ferros e região– 02 e 03 de julho

O projeto Crescer Sem Violência

Crescer Sem Violência tem como objetivo disseminar informações de qualidade e metodologias de enfrentamento às diferentes formas de violência sexual contra crianças e adolescentes.

O projeto contempla produção de conteúdo em material pedagógico para as ações de enfrentamento nas diferentes partes do país com ações presenciais de capacitação de educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente. Crescer Sem Violência já foi premiado com o I Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos em 2011 na categoria Boas Práticas e com o Prêmio TAL na categoria Grande destaque em 2016. Mais de 5.000 profissionais, em mais de 400 municípios brasileiros, já foram formados pelas ações do projeto, que já tratou de temas como o abuso e a exploração sexual.