Menu

Caps II promove ação alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial

0 Comments

Neste sábado (18) é o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Para conscientizar sobre o tema, servidores do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), realizaram, na manhã desta quinta-feira (16), no Parque Aluízio Alves, uma ação com pacientes atendidos pela instituição.

A ação contou com explicações aos pacientes sobre a importância da data, conscientizando-os sobre a importância do tratamento, podendo fazê-lo com o acompanhamento de seus familiares, permitindo a eles a possibilidade de socialização.

De acordo com Kália Trajano, psicóloga do centro, o movimento foi originado em 1987 e de lá para cá, a data visa ressaltar a importância da luta pelos direitos de pessoas com transtornos mentais. Segundo ela, o movimento visa extinguir os manicômios como forma de tratamento que exclui os pacientes e que os mesmos possam ser tratados em centros de atenção psicossocial.

Nos Caps, os pacientes são assistidos por psiquiatras, psicólogos, além de equipes multidisciplinares que contam com pedagogos, nutricionistas e enfermeiros.

Além dos Caps II, o município conta ainda com o Caps I, que atende crianças e adolescentes, o Caps AD, para o tratamento contra o álcool e drogas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!