Equipe do IFRN conquista troféu em competição de robótica em Portugal

Equipe do IFRN conquista troféu em competição de robótica em Portugal

Equipe do IFRN conquista troféu em competição de robótica em Portugal
Foto: Divulgação

No último de 29 de abril, o professor João Moreno Vilas Boas, juntamente com os alunos André Anderson Queiroz e João Rafael Costa, do Campus Natal-Central, regressaram do Festival Nacional de Robótica, que ocorreu na cidade de Gondomar, em Portugal, com o troféu de terceiro lugar na competição. A equipe LAICA foi enviada para o torneio depois de terminar em 1º lugar na Olimpíada de Robótica do IFRN, realizada em 2018, na Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto (Secitex). Na bagagem, trouxeram o troféu pela modalidade “Rescue Line”, uma menção honrosa pela melhor arquitetura robótica do Festival.

O Festival Nacional de Robótica é um evento promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica que tem como objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto aos jovens, professores e pesquisadores, através de competições de robôs autônomos. Servindo também como classificatória das equipes portuguesas para o “RoboCup”, competição de robótica de âmbito mundial. A participação na competição veio de parceria do IFRN, através das Pró-Reitoria de Ensino e de Pesquisa e Inovação, a fim de promover a internacionalização das ações desenvolvidas por estudantes e servidores.

Além da participação na FNR, a equipe fez uma visita à Universidade de Coimbra, sendo recepcionada pelos professores Edmundo Monteiro, Marília Curado e Marco Vieira. Na oportunidade, foi apresentada a estrutura do departamento de engenharia, alguns laboratórios de pesquisa, bem como a dinâmica de funcionamento da instituição. 

O aluno André resumiu sua experiência com entusiasmo: “a viagem para Portugal significou muito, tanto na área pessoal quanto na profissional, pois tive a oportunidade de participar das competições em um país diferente, com outra cultura e de conhecer os professores da Universidade de Coimbra, onde aprendemos bastante. Foi uma experiência incrível para nós.”

O professor João Moreno espera que ações como esta possam continuar no futuro, enfatizando a importância desta para a pesquisa na área de robótica do IFRN: “esta ação organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino e Pesquisa é fantástica. Foi muito gratificante poder participar de um torneio de robótica de alto nível em Portugal e perceber que o IFRN está em pé de igualdade com outras instituições de ensino na Europa”, finalizou.

Equipe do IFRN conquista troféu em competição de robótica em Portugal