Espaço Ciência Eureka na Cidade da Criança está disponível para visita escolar

Fapern

Não são muitos os espaços disponíveis em Natal onde professores possam oferecer aos seus alunos experiências lúdicas que favoreçam a compreensão de conceitos da Matemática, da Física ou da Biologia, por exemplo.

A exposição denominada Espaço Ciência Eureka consiste num conjunto de equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades montadas em caráter permanente na Cidade da Criança, na Avenida Rodrigues Alves, no Tirol. A iniciativa é uma realização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), em parceria com a Fundação José Augusto. Escolas de Natal e Grande Natal poderão agendar visitas de terça a sexta (manhã ou tarde).

O que é o Espaço Ciência Eureka?

O Espaço Ciência Eureka é uma exposição permanente composta por equipamentos interativos de quatro áreas do conhecimento: Matemática, Física, Biologia e Astronomia. Ele conta com equipamentos cedidos por pesquisadores e instituições de apoio, além de outros itens adquiridos especialmente para esta iniciativa.

São quatro as salas temáticas assim denominadas: “Sala da Vida”, “Sala da Imagem”, “Sala Céu e Terra” e “Sala Força e Movimento”. Na área externa há painéis sobre ilusão de ótica, evolução das espécies e a história do Universo.

A quem se destina?

O público de todas as idades está convidado a conhecer o Espaço Ciência Eureka. Visitas monitoradas poderão ser agendadas durante a semana para turmas do Ensino Fundamental II (a partir do 6º ano), incluindo Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.

O que pode ser visto?

Os visitantes verão diversos equipamentos lúdicos, muitos deles interativos, entre os quais:

Geochron é um relógio diferente, que mostra as horas de todos os lugares do mundo ao mesmo tempo. Uma obra de arte da tecnologia. Visual e dinâmico, o Geochron permite saber os lugares que estão anoitecendo ou amanhecendo, a duração do dia, a posição do Sol e as estações do ano, entre outras informações.

DNA, a molécula da vida é um modelo gigante do DNA está em exposição na Sala da Vida, que celebra as maravilhas da evolução, juntamente com três réplicas fieis de crânios de ancestrais humanos e um esqueleto do homem moderno completo.

O insetário – Com insetos peculiares e suas incríveis características. Sabia que enquanto alguns insetos podem nos fazer mal, outros são muito “úteis” para os humanos?

Maravilhas do magnetismo – Como funciona o trem magnético, que levita sobre seus trilhos? Como funciona um freio magnético? O que é o campo magnético da Terra, que resguarda a vida das constantes radiações que vem do espaço?

O “apaixonômetro” – Qual seu grau de afinidade com as pessoas? Confira se você gosta mais de si mesmo que de seu parceiro(a) neste curioso equipamento, e depois descubra o segredo por trás dessa intrigante brincadeira.

A bicicleta geradora – Gere energia pedalando sem sair do lugar. Que potência você consegue atingir? Descubra os segredos da geração de eletricidade.

O visitante também pode ver e interagir com a pilha de Volta, condutores e isolantes, plataforma giratória, o teorema de Pitágoras, meteorologia e o robô lunar.  Na área externa, tem ainda painéis gigantes: o “Calendário Cósmico” e as “Viagens de Darwin”, além de uma série sobre Ilusões de ótica.

Escolas ou grupos podem fazer agendamento pelo WhatsApp: (84) 9.8820-7898 ou pelo e-mail espacoeureka@gmail.com